Home Noticias Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, tecnologia YDreams Brasil, é inaugurada no Engenhão

Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, tecnologia YDreams Brasil, é inaugurada no Engenhão

por Agência Canal Veiculação

Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, que tem a YDreams Brasil como parceira de tecnologia, é inaugurada no Engenhão


Com 2 mil m², a expectativa é que o projeto atenda cerca de 2 mil pessoas por dia durante a realização das Olimpíadas Rio 2016. A iniciativa é da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) e será gerida pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDACO)

Iniciativa única em toda a América do Sul, a Nave do Conhecimento Cidade Olímpica é a 9º unidade do premiadoprojeto Naves do Conhecimento que conta com a parceria criativa, tecnológica, concepção expositiva, além de cenográfica da YDreams Brasil (www.ydreams.com.br), agência de tecnologia e design focada em inovação. Desde o início de sua concepção, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão digital, a educação e a divulgação da ciência disponibilizando espaços com alto nível de tecnologia. O projeto conta também com parceiros de peso como Embratel, Intel e Cisco.

A Nave do Conhecimento Cidade Olímpica, que será uma atração permanente, ficará na Praça do Trem, área com 35 mil m², e terá dois grupos de soluções. O primeiro piso abrigará as atrações tecnológicas e de conteúdo já tradicionais nas demais Naves do Conhecimento e o segundo andar trará um grupo atrações ainda inéditas, com foco na relação entre Ciência, Tecnologia e Esporte. Algumas soluções contam a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O prédio que abriga a iniciativa é uma antiga oficina de trem do século XIX, tombada pelo Patrimônio Histórico do Município, que estava abandonada e foi totalmente restaurada.

YDreams nave olimpica.jpg

A Nave do Conhecimento Cidade Olímpica terá 22 experiências interativas desenvolvidas pela YDreams e entre elas estão os simuladores de remo, atletismo e ciclismo paraolímpico que farão o visitante se dentro de uma competição; uma linha do tempo com imagens e vídeos que contarão a história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos por meio de infográficos com os países participantes, recordes e curiosidades; quiz sobre inteligência corporal; informações sobre hábitos alimentares e exposição de objetos e materiais de diferentes esportes, contando a evolução de objetos como como raquete de tênis, flecha, vara da modalidade de salto, entre outros.

O projeto vai reforçar ainda o contraste entre os tempos, já que sua fachada manterá ascaracterísticas arquitetônicas do antigo prédio. Também haverá uma “área do legado”, que mostrará, por meio de um Cinema Imersivo, a transformação do Rio de Janeiro em cidade olímpica e proporcionará ao visitante a oportunidade de um voo panorâmico pela Cidade Maravilhosa.Os frequentadores ainda poderão tirar uma foto em realidade aumentada com as mascotes dos Jogos, Tom e Vinícius, e visualizar a Tocha Olímpica oficial com a chama que representa o fogo olímpicoacesa de forma holográfica.

YDreams simulação de corrida

Outra atração que será sucesso entre visitantes é a seção Atletas Brasileiros, onde será possível “conversar” com atletas que fizeram historia nas Olimpiadas, como César Cielo e Magic Paula entre tantos outros ídolos. Também será possível ver de perto e em detalhes as medalhas oficiais que serão usadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, cedidas pela Casa da Moeda.A visita também reserva algumas surpresas para os visitantes no momento da chegada e uma última atração que promete emocionar até os mais sérios.

“Um dos maiores legados dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos para qualquer cidade é o aumento do interesse de jovens à prática de esportes. Por meio de experiências interativas conseguimos contar essa história de forma lúdica e atraente. Queremos mostrar como a ciência e a tecnologia estão presentes no dia a dia de atletas amadores e profissionais, seja por meio de equipamentos, treinamentos ou alimentação. Estamos muito orgulhosos de mais essa parceria com a Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia e por estarmos fazermos parte de um lindo projeto de legado, que influencia e inspira jovens”, afirma Daniel Japiassu, sócio e diretor de operações da YDreams.

Prêmio Internacional

O projeto Naves do Conhecimento recebeu em junho o prêmio Visionary of the Year Award 2016, concedido pela Intelligent Community Forum (ICF), em cerimônia realizada em Columbus, nos EUA. “O projeto prova que a infraestrutura necessária para superar o deficit digital de uma cidade pode vir de dentro de uma comunidade, criando centros de inclusão em suas proximidades”, declarou o Co-Fundador do said ICF, Louis Zacharilla , na ocasião.

A YDreams participa do projeto desde que foram selecionados wm 2012 pelo Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (IDAC) para ser a parceria de tecnologia. Os centros culturais tecnológicos, implementados pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, foram concebidos, montados e mobiliados pela YDreams Brasil desde 2012 em Irajá, Madureira, Nova Brasília, Padre Miguel, Penha, Santa Cruz, Triagem e Vila Aliança. Em apenas três anos de existência, as primeiras oito Naves do Conhecimento receberam mais de 1,8 milhão de visitas e cerca de 150 mil pessoas se cadastraram, com mais de 15 mil alunos certificados em seus vários cursos e oficinas nas áreas de Tecnologia da Informação e da Comunicação.

Durante os Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016, a Prefeitura do Rio anunciou que as oito Naves do Conhecimento serão usadas como centros de capacitação dos 70 mil voluntários que atuarão nos dois eventos.

Sobre a YDreams Brasil


A YDreams Brasil é uma Agência de Tecnologia e Design com foco em inovação que atua como parceria – estratégica e de execução – de empresas e marcas na condução de seus negócios na nova realidade Pós-Digital. Com atuação internacional desde o ano 2000, com cerca de 900 projetos em mais de 30 países, o grupo YDreams vem redefinindo o conceito de interatividade no aquecido mercado das tecnologias interativas. O resultado são projetos inovadores como lojas conceito, stands corporativos tecnológicos, museus interativos, exposições imersivas, publicidade interativa em cinema e espetáculos, expositores sensoriais para varejo e brand experience para eventos. No Brasil, os principais clientes e parceiros são Bradesco, Ambev, Coca-Cola, Audi, Petrobras, Light, Gafisa, SonaeSierra, Ipiranga, Instituto Ayrton Senna, FGV, Bombril e Secretaria Municipal de Tecnologia do Rio de Janeiro.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações