Monsta chega ao mercado para simplificar o monitoramento de redes IP
Novidade no setor de TI, software foi oficialmente lançado no 2º Congresso Nacional de Provedores
O mercado brasileiro está com uma nova opção 100% nacional para monitoramento de redes IP. O Monsta, sistema desenvolvido em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, teve seu lançamento oficial durante o Future ISP 2017 – 2º Congresso Nacional de Provedores, que ocorreu em Olinda (PE), de 10 a 13 de maio. O grande diferencial do software, que já conquistou clientes como Todeschini, Salton e Hotel Villa Michelon, é a simplicidade das operações, facilitando o entendimento dos usuários desde a configuração até o acompanhamento das redes cadastradas – que podem ser infinitas.
Conforme enfatiza Ernani S. Tomedi, sócio-diretor do Monsta, o software já opera em algumas empresas robustas de diferentes segmentos, mas a expansão do sistema para o mercado brasileiro se concretizou durante o Future ISP 2017, que abordou novidades e tendências de tecnologia. “Mostramos que o software é descomplicado, oferecendo resultados precisos e autonomia aos gestores empresariais, mesmo os que não possuem formação em TI. Basta adicionar dispositivos e aproveitar a tranquilidade de ter o Monsta gerenciando as redes”, ressalta Tomedi.
Para o analista de infraestrutura de TI da Todeschini, Leonardo Guisso, a aparência e o layout do programa agradaram desde o início, melhorando a cada atualização. “O Monsta se tornou fundamental para gerir o grande parque de equipamentos da Todeschini. Com a possibilidade de monitorar praticamente qualquer dispositivo de rede, conseguimos evitar problemas dos mais variados, desde o aumento de temperatura da sala do Datacenter até a parada na execução de serviços. O software nos atende plenamente em todos os sentidos, além de possuir custo e benefício muito atrativo”, pontua.
Um dos destaques do Monsta é o layout amigável e intuitivo, facilitando o monitoramento das redes. A gerente geral do Hotel Villa Michelon, Elaine Michelon, destaca a tranquilidade que o sistema proporciona ao dia a dia da empresa. “Gerenciar um hotel requer atenção constante em seu funcionamento. O Monsta trouxe tranquilidade no monitoramento dos nossos equipamentos, garantindo a verificação contínua da performance de todos os nossos serviços”, conta.
O software é instalado na empresa do usuário, entretanto, o Monsta também mantém uma infraestrutura de alertas na nuvem, assim o software detecta possíveis perdas de comunicação nos sistemas em funcionamento e envia avisos por meio de SMS e e-mail, por exemplo. Desse modo, o usuário terá conhecimento de que o sistema de monitoramento está sem comunicação, mesmo que seu servidor esteja desligado – isso sem a necessidade de o usuário manter uma linha telefônica exclusiva para o serviço.
O Monsta é uma ferramenta de pró-atividade, alertando sobre problemas antes que eles sejam prejudiciais ao trabalho. “Antes da utilização do Monsta as verificações de recursos de rede eram feitas manualmente, acessando cada um dos equipamentos. A solução era reativa, ou seja, tomávamos alguma ação após o problema surgir. Com o Monsta conseguimos ser proativos, evitando incidentes”, finaliza Guisso.
Sobre o Monsta
Totalmente no idioma português, o Monsta monitora os principais parâmetros de qualidade e disponibilidade das redes IP e analisa o comportamento do tráfego de dados nos equipamentos de acesso à rede dos clientes, proporcionando um completo conjunto de ferramentas para solucionar qualquer imprevisto que possa ocorrer com a rede. Além disso, o software também pode monitorar equipamentos como nobreaks e geradores de energia para obter estimativas referentes à autonomia das baterias e evitar paradas indesejadas.
Para cada item monitorado, limiares de tolerância são especificados de forma gráfica, permitindo a geração de alertas quando a qualidade da prestação estiver fora dos padrões aceitáveis. Estes alertas são enviados para os técnicos de forma imediata, permitindo um diagnóstico preciso do local e da natureza do evento e sua respectiva ação de correção. O desempenho dos monitores de maior relevância para a operação podem ser acompanhados em tempo real, de forma intuitiva, por meio de painéis de visualização.
Todas estas funcionalidades, disponíveis a partir da instalação do Monsta, tornaram o gerenciamento da operação da empresa simples e eficaz, fazendo com que o diagnóstico das falhas seja realizado de forma precisa e imediata, sem a necessidade de grande especialização. O software opera com plano único de R$ 500 por ano, sem limite de equipamentos cadastrados, e o usuário pode experimentar o sistema por 30 dias gratuitamente.