Sistema de telemática da ZF pode ser adaptado às necessidades específicas dos operadores frotas de veículos comerciais
Os aplicativos do tacógrafo digital facilitam as atividades diárias da área de transportes.
O sistema Openmatics demonstrou suas inúmeras opções de serviços para agentes de fretes e donos de frotas de caminhões durante a feira Transport Logistic, realizada em Munique, na Alemanha, no início deste
mês. Este produto da ZF oferece uma série de soluções para quem trabalha com caminhão: baseado em um aplicativo, o sistema é altamente flexível, e pode otimizar muitos fluxos de trabalho no cotidiano das
operações de logística, graças ao seu software desenvolvido especialmente para frotas mistas. Devido à demanda crescente pelo transporte rodoviário de carga, muitos especialistas independentes estão oferecendo seus softwares de telemática na plataforma Openmatics.
A Openmatics foi desenvolvida pela ZF em parceria com a Intel, e trata-se de um portal na Internet que reúne uma grande variedade de serviços telemáticos (transmissão de dados por meio de equipamentos de telecomunicações e de Informática). A meta desta solução é reduzir significativamente o número de sistemas instalados nos veículos que fazem análises sobre a operação do transporte, medindo dados como consumo de combustível, quilômetros rodados, etc.
O sistema Openmatics mostra sua alta performance especialmente com frotas que possuem caminhões de diferentes fabricantes. Com apenas uma unidade a bordo em todos os veículos, o operador poderá observar sua frota por meio da da web, e avaliar sua operação com base em critérios comuns para obter informações sobre a condução de seus veículos. No final de 2013, a Openmatics irá utilizar o novo – e ainda mais eficiente – hardware “Bach” (OBU), apresentando durante a feira Transport Logistic. O OBU agiliza e garante mais segurança na transferência de dados entre o caminhão e o servidor de dados. O “Bach” tem três processadores independentes, e possui um consumo de energia ainda mais reduzido. Opera no modo “Always On” (Sempre Ligado) para manter o acompanhamento permanente de funções importantes do veículo, como o nível de combustível por meio de sensores (que ocorre mesmo quando o motor está desligado).
NOVOS APLICATIVOS, PORTAIS E PARCERIAS
Os operadores de frotas e agentes de frete já podem encontrar muitas funções na loja de aplicativos da Openmatics, com os quais é possível otimizar seus serviços cotidianos de logística. Com os aplicativos “DigiTacho-Download” e “DigiTacho D8 Info”, o arquivamento dos períodos legais de direção, trabalho e descanso podem ser arquivados de forma totalmente automática. A visita aos veículos, que é exigida atualmente, e o download manual pela interface do tacógrafo digital no veículo não são mais necessários.
A Openmatics também renovou seu portal na web: pela primeira vez, os mapas do Google Maps foram integrados na versão 2.0 do produto. A interface Openmatics Webservice (OWI) torna ainda mais fácil a troca
de dados com outros sistemas, bem como sua conexão com a Openmatics. Graças à nova versão do site, a Openmatics foi capaz de reduzir significativamente o volume de dados que são trocados entre o portal e
o caminhão. Para tornar mais fácil o desenvolvimento e a programação de aplicativos de terceiros, a Openmatics também apresenta uma versão nova e melhorada de seu Kit de Desenvolvimento de Software (SDK).
Por meio de diversas parcerias, a Openmatics ampliou ainda mais seu escopo funcional e sua flexibilidade. Esses parceiros incluem a eurotelematik e a Cluetec, bem como fornecedores especializados como a
myWerk, a msg e a ALK Technologies Inc.
GRUPO ZF
O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 75 mil colaboradores e 121 operações em 27 países, registrou vendas de 17,4 bilhões de euros em 2012, e figura entre as 10 maiores empresas fornecedoras para o setor automotivo do mundo. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Betim (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. O Grupo fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.