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INTEL em parceria com a ZF desenvolvem o OpenMatics

por Plantão da Redação

Sistema de telemática da ZF pode ser adaptado às necessidades específicas dos operadores frotas de veículos comerciais

Os aplicativos do tacógrafo digital facilitam as atividades diárias da área de transportes.

 

O sistema Openmatics demonstrou suas inúmeras opções de serviços para agentes de fretes e donos de frotas de caminhões durante a feira Transport Logistic, realizada em Munique, na Alemanha, no início deste
mês. Este produto da ZF oferece uma série de soluções para quem trabalha com caminhão: baseado em um aplicativo, o sistema é altamente flexível, e pode otimizar muitos fluxos de trabalho no cotidiano das
operações de logística, graças ao seu software desenvolvido especialmente para frotas mistas. Devido à demanda crescente pelo transporte rodoviário de carga, muitos especialistas independentes estão oferecendo seus softwares de telemática na plataforma Openmatics.

A Openmatics foi desenvolvida pela ZF em parceria com a Intel, e trata-se de um portal na Internet que reúne uma grande variedade de serviços telemáticos (transmissão de dados por meio de equipamentos de telecomunicações e de Informática). A meta desta solução é reduzir significativamente o número de sistemas instalados nos veículos que fazem análises sobre a operação do transporte, medindo dados como consumo de combustível, quilômetros rodados, etc.

O sistema Openmatics mostra sua alta performance especialmente com frotas que possuem caminhões de diferentes fabricantes. Com apenas uma unidade a bordo em todos os veículos, o operador poderá observar sua frota por meio da da web, e avaliar sua operação com base em critérios comuns para obter informações sobre a condução de seus veículos. No final de 2013, a Openmatics irá utilizar o novo – e ainda mais eficiente – hardware “Bach” (OBU), apresentando durante a feira Transport Logistic. O OBU agiliza e garante mais segurança na transferência de dados entre o caminhão e o servidor de dados. O “Bach” tem três processadores independentes, e possui um consumo de energia ainda mais reduzido. Opera no modo “Always On” (Sempre Ligado) para manter o acompanhamento permanente de funções importantes do veículo, como o nível de combustível por meio de sensores (que ocorre mesmo quando o motor está desligado).

NOVOS APLICATIVOS, PORTAIS E PARCERIAS

Os operadores de frotas e agentes de frete já podem encontrar muitas funções na loja de aplicativos da Openmatics, com os quais é possível otimizar seus serviços cotidianos de logística. Com os aplicativos “DigiTacho-Download” e “DigiTacho D8 Info”, o arquivamento dos períodos legais de direção, trabalho e descanso podem ser arquivados de forma totalmente automática. A visita aos veículos, que é exigida atualmente, e o download manual pela interface do tacógrafo digital no veículo não são mais necessários.

A Openmatics também renovou seu portal na web: pela primeira vez, os mapas do Google Maps foram integrados na versão 2.0 do produto. A interface Openmatics Webservice (OWI) torna ainda mais fácil a troca
de dados com outros sistemas, bem como sua conexão com a Openmatics. Graças à nova versão do site, a Openmatics foi capaz de reduzir significativamente o volume de dados que são trocados entre o portal e
o caminhão. Para tornar mais fácil o desenvolvimento e a programação de aplicativos de terceiros, a Openmatics também apresenta uma versão nova e melhorada de seu Kit de Desenvolvimento de Software (SDK).

Por meio de diversas parcerias, a Openmatics ampliou ainda mais seu escopo funcional e sua flexibilidade. Esses parceiros incluem a eurotelematik e a Cluetec, bem como fornecedores especializados como a
myWerk, a msg e a ALK Technologies Inc.

GRUPO ZF

O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 75 mil colaboradores e 121 operações em 27 países, registrou vendas de 17,4 bilhões de euros em 2012, e figura entre as 10 maiores empresas fornecedoras para o setor automotivo do mundo. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Betim (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. O Grupo fabrica transmissões para veículos comerciais, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos comerciais e de passeio, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

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