Já não é de hoje que vinham algumas informações em meio que de rumores sobre a possível união entre a poderosa Intel e a fabricante líder em dispositivos eletrônicos a Samsung. E aquilo que era apenas rumor veio a tona durante a CES 2012 e resolveram aproveitar o destaque da mídia global para fazer um anúncio meio que ainda acanahado mas de forma oficial.
Atualmente a Samsung é um dos maiores fabricantes de aparelhos móveis do mundo, e resolveu se pronunciar sobre o ‘rumor’, anunciando que irá unir os sistemas operacionais para celulares Bada e o software open source, Tizen. A União e junção entre os 2 sistemas portáteis visam buscar uma alternativa ao sistema operacional Android da Google que atualmente funciona em seus aparelhos.
Este empenho terá que ser bem maior do que o realizado por outras empresas como Nokia e Palm que sofreram grandes quedas em suas vendas depois que Google e Apple se firmaram no mercado. Segundo alguns analistas de mercado a empresa tem grandes chances de obter um estrondoso sucesso no desenvolvimento do seu novo sistema operacional que será a porta para não dependência do Google.Muitos fabricantes de aparelhos móveis apoiaram o Android com isso o sistema operacional dominou mais de 50% do mercado, a Samsung foi uma das empresas que mais apoiou o projeto, firmando parceria com a Intel para ampliar a oferta de sistemas operacionais para celulares.
Muitos gupos de usuários de software livre estão apoiando este novo trabalho da Samsung no desenvolvimento de um novo software para tablets e smartphones inclusive com a possibilidade de ainda fazerem novas parcerias com desenvolvedores autônomos para o auxílio no que deverá ser o mais rápido e mais leve sistema operacional para dispositivos portáteis.