A pergunta é bastante simples, mas os resultados poderiam ser desastrosos: Será que se 100% da humanidade tivesse acesso a eletricidade o planeta não entraria num colapso energético?
Estudiosos dizem que provavelmente se nada for alterado neste cenário em meados de 2035 o Planeta sofrerá drasticamente com a falta de energia e terá impacto direto na qualidade de vida. Outros cientistas mais cautelosos relutam em buscar soluções alternativas de geração de energia. Qual seria então a solução ideal? O meio termo entre o racional ecoverde e a sustentabilidade? Ainda estamos longe de descobrir a verdadeira e definitiva resposta a este encalço que já percorre anos e anos ao longo do planeta.
Uma matéria publicada no finalzinho de 2011 acabou dispertando os olhos dos ativistas e dos estudiosos na busca frenética pelo racionamento e por soluções eficientes energéticas.
[box_dark]Fique por Dentro:[/box_dark]
Dados da Organização das Nações Unidas indicam que mais de 1,4 bilhão de pessoas no mundo, um quinto da humanidade, não possui acesso à eletricidade.
A tendência é de crescimento de alternativas como a eólica, a solar e a biomassa, mas nada que mude muito a dominância dos fósseis. Os especialistas comparam o setor de energia a um grande transatlântico, lento e pesado.
O Consumo desenfreado da energia racional é impactante?
Existem alguns estudos nos centros dedicados de soluções energéticas que fala: Caso 1/3 da população mundial simultâneamente utilizem seus aparelhos eletro-eletrônicos de toda a suas residências, o planeta sofreria imediatamente uma experiência impactante desastrosa: O CAOS energético.
Seria horas ou dias de escuridão total até que se restabelecesse por completo a geração de energia e muitas usinas entrariam em estado de Alerta por aquecimento e sobre carga de geração de eletricidade.
Será que o melhor caminho é buscar soluções alternativas ou mudar a educação do ser humano em relação a eletricidade? Você já se perguntou sobre isso?
O simples fato de você deixar um Rádio ligado mesmo estando longe, ou aquela luz para iluminar o Jardim mesmo que não tenha ninguém e nem uma alma para passear meio ao gramado, esquentar toda e qualquer refeição no micro-ondas por pura comodidade enquanto poderia esquentar várias utilizando o velho ‘banho maria’ utilizado nos tempos da vovó.
A Educação precisa mudar, o consumo precisa ser feito de maneira consciente, racional e educada. Respeitando não somente uma época em que a palavra ECO ou SUSTENTABILIDADE estão em alta na mídia, mas principalmente respeitando e pensando no Futuro dos seus o nossos Filhos, Netos e gerações futuras.
Sim, precisa mudar rápido para não ter desastres futuros assustadores….pense nisso, ou Não !