Um número que é capaz de dispertar a atenção dos maiores fabricantes deste segmento e fazer com que sua atenção se volte completamente para as novas tendências. Estamos falando de 5 milhões de pessoas, que já possuem ou tiveram um tablet, e que devem comprar um segundo dispositivo em 2012, de acordo com um relatório da empresa britânica Deloitte, publicado recentemente.
“Desde que atingiu o mercado em 2010, a explosão dos tablets não tem mostrado sinas de abrandamento. Assim, eles caminham para se tornar o dispositivo com penetração mais rápida na história da tecnologia”, afirmou o líder global do departamento de mídia e telecomunicações da Deloitte, Jolyon Barker. No total, a venda do segundo tablet deve gerar 1,3 bilhão de libras para as empresas. De olho neste mercado, fabricantes como Apple, Sony, Samsung, Motorola e Asus devem lançar novas versões de seus aparelhos ao longo do ano, aumentando assim radicalmente as ofertas e modelos.
Já falando em ‘programas’ específicos para estes dispositivos, em 2012, as lojas de aplicativos devem superar a marca de 2 milhões de programas ofertados, prevê a Deloitte.
No Brasil
Ainda, segundo as estimativas do IDC, 1 milhão de tablets devem ser vendidos e comercializados diretamente no Brasil em 2012. O início da montagem dos aparelhos em solo nacional e, consequente, o barateamento dos dispositivos, deve ser o principal fator do crescimento.
Hoje, Samsung, Motorola, Semp Toshiba e as nacionais Positivo e a Aiox já montam seus tablets no país. A Apple, por meio da Foxconn, deve ser a próxima a entrar na lista. Na mesma estimativa não projetou os aparelhos com entrada ilegal ou contrabandeados.