Uma empresa especializada em inteligência de dados está entregando para o setor comercial das indústrias da construção novas vantagens com a utilização de sua ferramenta, com o objetivo de reforçar a produtividade e aumentar as vendas ao longo deste primeiro semestre de 2024, mesmo com a desaceleração que ocorreu no final do ano passado no mercado construtivo brasileiro.
No ano passado (2023), a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou uma pesquisa na qual abordou uma queda de 0,5% no fechamento de 2023 e uma recessão na projeção de crescimento para 2024, fechando a previsão de crescimento para 2024 em 1,3%.
Em relação à pesquisa levantada da CBIC, apesar da queda na projeção no final de 2023, a CEO da Hoff Analytics, Janaine Nascimento, acredita que o mercado terá grandes oportunidades de negócios e explica o porquê: “Mesmo com a redução das projeções de crescimento, como anunciado, as empresas que estão inseridas neste mercado poderão ter mais chances de crescimento. Isso se dará pela facilidade no processo de busca por novos contatos, empresas, obras e outras informações”, afirma.
Do mesmo modo, ainda em 2023, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) revisou a projeção para baixo das vendas do setor, com uma queda de 2,3%, tema que também foi respondido pela Janaine: “Houve uma redução na projeção de crescimento, mas precisamos lembrar que as indústrias que decidirem investir em ferramentas tecnológicas para seus setores comerciais, terão mais oportunidades, pois estarão um passo à frente do mercado”, diz ela.
A especialista em setor comercial, Janaina Almeida, que possui uma experiência de mais de 10 anos com vendas, esteve em contato com algumas indústrias da construção ao longo de 2023 e percebeu uma das principais preocupações do mercado: “A indústria quer garantir a maior parcela de mercado disponível e isso só é possível com acesso às informações de qualidade e uma leitura de mercado eficaz, percebemos que podemos gerar oportunidades valiosas e garantir o diferencial competitivo no segmento”, afirma.
Indagada a respeito de como a inteligência de dados pode contribuir com o setor da construção em 2024, a CEO da Hoff Analytics afirma que ter um acompanhamento próximo ao mercado pode ser um diferencial, podendo ser inserida nos processos comerciais, de marketing e até mesmo na construção de novos produtos para auxiliar nas vendas.
Por fim, em sua conclusão, a CEO acredita que 2024 será um ano de oportunidades para as indústrias e seus setores comerciais, para assim, se manterem em um ritmo de aceleração de fechamentos de contratos, com a tecnologia sendo a principal aliada nas decisões: “Vejo que cada vez mais a tecnologia pode ser embarcada aos processos gerenciais e comerciais das empresas” completou.
Fundada em São Paulo, a Hoff Analytics oferece uma plataforma que busca facilitar a tomada de decisões, principalmente dos executivos da área de construção, entregando ainda a possibilidade de acompanhamento de novas oportunidades e negócios.
Website: https://www.hoffanalytics.com.br/