Home Noticias Heifer International e IBM trabalham com produtores de café e cacau em Honduras para aumentar o acesso a dados e mercados globais

Heifer International e IBM trabalham com produtores de café e cacau em Honduras para aumentar o acesso a dados e mercados globais

por SimbiekJP

Pequenos produtores de café e cacau usam a tecnologia blockchain IBM Food Trust e a inteligência artificial poderosa no IBM Watson Decision Platform for Agriculture para melhorar a tomada de decisão nas fazendas e agilizar as transações

Washington, 7 de julho de 2021 — Pequenos produtores de café e cacau e suas cooperativas em Honduras estão aproveitando o poder da tecnologia para acessar novos mercados e tomar melhores decisões de negócios por meio do IBM Food Trust e da IBM Watson Decision Platform for Agriculture, trabalhando em conjunto com a Heifer International e a IBM (NYSE: IBM).

Os pequenos produtores de café operam com uma perda média de 46 a 59%, e menos de 1% da receita da venda de uma xícara de café em uma cafeteria vai para o agricultor. Oferecer transparência ao longo da cadeia de suprimentos por meio do Food Trust, construído em IBM Blockchain, ajudará os clientes que compram café da cooperativa COPRANIL, em Honduras, e da Chocolate Halba, cujos fornecedores de cacau são agricultores do projeto Chocolate4All, da Heifer Honduras, a entender melhor as cadeias de suprimentos dos produtos que consomem, e permitirá que os agricultores garantam preços mais altos.

O Food Trust ajuda os agricultores e compradores a rastrear os grãos de café e cacau da fazenda ao ponto de venda, melhorando a transparência em toda a cadeia de abastecimento e expandindo o acesso ao mercado. Atualmente é usado pelos produtores de café da cooperativa COPRANIL e pelos produtores de cacau que fazem parte do projeto Chocolate4All. A tecnologia blockchain também fornece um registro de proveniência para pequenas propriedades, o que oferece aos produtores uma vantagem competitiva no mercado.

A Heifer International e a IBM, juntamente com a CATIE, uma organização internacional com foco no bem-estar humano sustentável e inclusivo na América Latina, também estão trabalhando com produtores agrícolas para implementar o IBM Watson Decision Platform for Agriculture. O sistema combina tecnologia de inteligência artificial preditiva com dados de campo geoespaciais, meteorológicos, ambientais e de IoT em um painel abrangente feito sob medida para o campo de um agricultor. Fornece alertas meteorológicos e outras informações, como padrões de plantio ideais e rendimentos esperados vinculados aos preços de mercado. Essas percepções podem ajudar tanto os agricultores quanto as empresas agrícolas a tomar decisões mais informadas para melhorar o rendimento e o valor das safras, bem como a segurança alimentar e a sustentabilidade.

Espera-se que a tecnologia desempenhe um papel importante no aumento da renda dos produtores de café e cacau.

“Por 18 meses, trabalhamos em conjunto com os agricultores para identificar as melhores formas de melhorar os processos de produção, digitalizar a cadeia de valor e, em última instância, abrir o acesso ao mercado aos pequenos produtores para que possam garantir preços diferenciados”, disse Jesús Pizarro, Vice-presidente de Inovação Financeira da Heifer International. “Sendo uma das primeiras cooperativas do mundo a implementar o sistema, a COPRANIL lidera o caminho, equipando seus agricultores com as ferramentas e a tecnologia de que precisam para construir e sustentar negócios agrícolas lucrativos.”

No ano passado, a cooperativa COPRANIL produziu cerca de 1,6 milhão de libras de grãos de café. Melhorar a qualidade e a rastreabilidade pode ajudar os agricultores a receber um preço justo por seus grãos de alta qualidade e melhorar a sustentabilidade econômica das comunidades cafeeiras.

“Quando as pessoas que tomam o nosso café sabem de onde ele vem, os agricultores de nossa cooperativa se beneficiam”, disse Jorge Lopez, Vice-presidente da cooperativa de produtores de café COPRANIL. “O Food Trust pode ajudar nossa rede de agricultores a obter um valor melhor pelos seus grãos e, potencialmente, melhorar seus meios de subsistência.”

O Food Trust também ajudará os produtores e processadores de café e cacau a verificar as certificações, melhorar os processos e ajudar os agricultores a cultivar grãos de alta qualidade.

“Nosso trabalho com a Heifer International e a COPRANIL é um importante teste de como a IA ​​e o blockchain podem promover o bem social e apoiar a sustentabilidade, ajudando até mesmo os produtores de pequena escala”, disse Kareem Yusuf, Ph.D., Gerente Geral de Applications e Blockchain da IBM. “Com inteligência artificial preditiva, que possibilita maior produtividade das lavouras, e com blockchain, que gera registro de procedência e comprovação de qualidade, esses produtores contam com novos dados e conhecimentos para ter mais destaque no mercado.”

Para ter visibilidade sobre o caminho percorrido pelos grãos, os usuários em toda a cadeia de abastecimento têm acesso autorizado para fazer upload de dados na plataforma Food Trust e usá-los para acessar a documentação, ajudando a garantir uma cadeia ética e mais equitativa. O processo começa com a Heifer International, que carrega informações sobre as plantas enviadas aos agricultores. Após a colheita, os agricultores rotulam e enviam seus grãos para os processadores da COPRANIL. Na COPRANIL, dados adicionais sobre os grãos são carregados para o blockchain, incluindo se e como os grãos foram limpos, secos e torrados, e se eles atendem aos requisitos do Comércio Justo, orgânico ou outras designações. Todas essas informações são então compartilhadas com compradores corporativos, que também podem acessar dados sobre os grãos para entender seu preço.

A cooperativa e seus stakeholders planejam expandir suas atividades e, eventualmente, usar o Food Trust para rastrear a documentação comercial usada por comerciantes e exportadores, como conhecimentos de embarque, faturas, ordens de compra, ordens de venda e certificações, o que pode melhorar a produtividade agrícola, reduzindo a papelada e agilizando as transações.

O Food Trust também rastreará os grãos do cacau na polpa, antes da fermentação, até a venda dos grãos secos em grandes volumes para a Chocolate Halba. O Food Trust substituirá os arquivos de rastreabilidade que atualmente precisam ser mantidos em planilhas do Excel – um requisito da empresa ao comprar cacau de qualidade ‘A’. Com o uso do Food Trust, os agricultores poderão registrar a rastreabilidade de todo o cacau, garantindo que todos os produtores estejam integrados ao mercado, fato que aumentará sua visibilidade para os maiores compradores mundiais de cacau.

“As tecnologias Food Trust e Watson Decision Platform for Agriculture estão ajudando nossas equipes de campo a aconselhar melhor os agricultores sobre quais variedades de árvores de cacau são ideais para a qualidade do solo e sobre os benefícios de fermentar e secar os grãos em vez de vendê-los na forma de polpa ou lavados, que é a forma tradicional de venda dos grãos do cacau”, comentou Pizarro. “Com acesso a essas informações, os agricultores podem tomar melhores decisões de negócios.”

A Heifer International e a CATIE organizaram recentemente um workshop com especialistas da IBM e da indústria do cacau para explorar a combinação de dados macroclimáticos e conhecimentos sobre a fisiologia do cacau, com o objetivo de desenvolver modelos preditivos. Os especialistas pretendem usar a inteligência artificial e os recursos de aprendizado de máquina do Watson para dar aos pequenos produtores de cacau o acesso a dados que os ajudarão a prever a produção e o crescimento do cacau.

Como parte de uma longa história de uso da tecnologia para promover o desenvolvimento rural, a Heifer International também está participando do Desafio Global Call For Code 2021 para lidar com as mudanças climáticas.

Sobre a Heifer International

Há 76 anos, a Heifer International trabalha com mais de 36 milhões de pessoas em todo o mundo para acabar com a fome e a pobreza com uma abordagem sustentável. Trabalhando com comunidades rurais em 21 países da África, Ásia e Américas, incluindo os Estados Unidos, a Heifer International apoia agricultores e produtores de alimentos locais para fortalecer as economias locais e construir meios de subsistência seguros que lhes permitam ganhar a vida. Para informações, visite https://www.heifer.org.

Sobre a IBM

Para mais informações, visite IBM.com/food.

Comunicação IBM
Camila Perrud
E-mail: [email protected]

Assessoria de imprensa IBM
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]

Fonte: https://www.ibm.com/

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações