Samsung apresenta baterias com autonomia para 700 quilômetros
A Gigante tecnológica, a Samsung apresentou, em Frankfurt, aquelas que poderão ser as baterias do futuro:
Modulares, multifuncionais e podendo garantirem uma autonomia entre 600 e 700 km.
Embora mais conhecida pela área dos smartphones, a sul-coreana Samsung tem um já longo percurso no desenvolvimento de baterias;
Através da sua divisão Samsung SDI.
A qual, por sua vez, acaba de apresentar no Salão Automóvel de Frankfurt;
Aquelas que poderão muito bem ser as baterias dos carros elétricos do futuro;
Multifuncionais, modulares e, acima de tudo, capazes de garantir uma autonomia que poderá alcançar os 600 a 700 km.
Baseadas na “nova tecnologia 21700″, estas novas baterias são vistas, pela própria empresa, como o último passo no objetivo;
Da “disseminação dos EV (veículos elétricos), graças à aplicação de alta tecnologia, segundo as necessidades deste tipo de produtos”.
No momento que acaba de construir uma fábrica de baterias para veículos elétricos na Hungria, passando assim a dispor de três infraestruturas do gênero – além da nova instalação, possui ainda linhas de produção em Ulsan, na Coreia do Sul, e em Xian, na China;
A Samsung SDI garante que um pack de 20 módulos utilizados nestas novas baterias, a que companhia deu o nome de;
“Multifuncional battery pack”, garantirá autonomias entre os 600 e os 700 quilómetros, uma vez instalado num automóvel premium.
Ao passo que, num modelo generalista, a aplicação de metade do número de módulos (entre 10 e 12) deverá ser suficiente para fazer mais de 350 km com uma só carga.
Cada módulo destas baterias deverá, assim, conseguir garantir entre 30 e 35 km, permitindo ao fabricante elaborar;
A partir desta base, várias soluções em função da aplicação desejada, com mais ou menos autonomia.
A par desta nova tecnologia, a Samsung SDI apresentou um novo tipo de aplicação, a que chamou “Low High Cell”.
Graças a uma redução na altura das baterias em mais de 20%, esta solução com maior densidade energética pode ser aplicada em todo o tipo de veículos, poupando no volume das baterias e no respectivo peso.
Contribuindo, desta forma, para “aumentar o espaço interior disponível num qualquer veículo elétrico, ao mesmo tempo que permite aos fabricantes desenvolverem veículos sem tantas limitações em termos de design”.
A tecnológica sul-coreana exibiu ainda células e módulos cilíndricos, baseados na mesma tecnologia “21700”;
Que, com apenas “21 milímetros de diâmetro e 70 milímetros de altura”, além de “uma capacidade 50% maior;
Que as atuais baterias do tipo 18650”, serão fornecidos, por exemplo, à Tesla Powerpack;
Para armazenamento da maior quantidade de sempre de energia;
Cerca de 100 MWh, ou 129 MWh, utilizadas em centrais eólicas ou fotovoltaicas.