Home Noticias Falta de HDs no mercado mundial afeta receita da Intel drasticamente

Falta de HDs no mercado mundial afeta receita da Intel drasticamente

por Agência Canal Veiculação

A Intel anunciou a redução das receitas para o quarto trimestre devido ao impacto causado pelas enchentes da Tailândia na produção e distribuição de HDs. A fabricante espera faturar cerca de 13,7 bilhões de dólares, sendo que as expectativas anteriores giravam em torno de 14,7 bilhões de dólares.

As enchentes na Tailândia têm impactado negativamente a produção de discos rígidos desde outubro, e os efeitos estão começando a ser sentidos por toda a cadeia de suprimentos de computadores no mundo todo. Se a escassez de discos rígidos permanecer, os fabricantes de computadores serão forçados a reduzir seus inventários e, como resultado, a demanda por microprocessadores vai diminuir, afirmou a Intel. A companhia estima que a redução na produção de HDs persista durante o primeiro trimestre do próximo ano, sendo que a reconstrução dos estoques acontecerá durante o primeiro semestre de 2012.

Somando ao anuncio de queda na receita, a Intel anunciou ajuste na margem bruta para 64,5%, queda de 0,5% em relação à expectativa anterior, de 65%. Todas as expectativas para os próximos trimestres são os mesmos, segundo a Intel.

A companhia reforçou que a expectativa de queda nas vendas de microprocessadores reflete apenas os problemas da escassez de HDs e não uma queda pela demanda do usuário. “Isso é um problema de distribuição de discos rígidos, não uma questão de demanda”, afirmou a CFO da Intel, Stacy Smith. “Nossa visão sobre a procura de produtos continua está intacta”.

Stacy também destacou que, enquanto a companhia vê uma pequena redução no segmento de chips para computadores, suas vendas de servidores não serão afetadas pela escassez. “Nõs não vemos alterações de maneira alguma em nossas taxas de negócios com servidores”, afirmou a CFO. Mais do que isso, a Intel antecipou que espera forte demanda pela sua nova plataforma Romely, que será lançada no próximo ano.

A Intel não é a única fabricante de processadores que espera redução na receita no quarto trimestre do ano devido às enchentes da Tailândia. A Texas Instruments espera que sua receita no último trimestre sai da expectativa de 3, 26 – 3,54 bilhões de dólares, para 3,19 – 3,33 bilhões de dólares devido “a queda na demanda em diversos mercados”.

A fabricante de discos rígidos Western Digital, que mantem cerca de 60% de sua planta produtiva na Tailândia, ofereceu um suspiro de esperança no início deste mês, anunciando que está reiniciado sua produção uma semana antes do esperado.

“A paixão, perseverança, criatividade e execução exibida pela equipe WD tem sido extraordinária, nos permitindo fazer progressos substanciais em restabelecer parcialmente nossas operações na Tailândia, bem antes de nossas primeiras expectativas, quando as inundações atingiram o pais”, disse John Coyne, presidente e diretor executivo da Western Digital, em comunicado.

 

Por Agencia: CRN

via http://www.sandybridge.com.br

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações