A energia limpa, barata e eficiente dos painéis solares fotovoltaicos ganha mais espaço a cada dia no Brasil. Com o crescimento e redução dos custos, milhares de residências e empresas já adquiriram sistemas fotovoltaicos para reduzir a conta de luz. Mas como calcular o custo-benefício, escolher os melhores equipamentos, um bom instalador e ter a garantia de que tudo irá correr bem, sem conhecer os fornecedores disponíveis no mercado e sem risco de tomar calote?
Para resolver este problema, a Solarbid criou uma plataforma que facilita a tarefa de pesquisar pelos melhores equipamentos, encontrar bons instaladores e analisar seus diferentes preços, qualidades e experiência nos serviços prestados. Permite ainda verificar a economia e retorno do investimento ao longo do tempo. Além disso, também é possível simular um financiamento, agendar visita técnica online e contratar a instalação pela própria plataforma, poupando tempo, dinheiro e preocupação.
“Nós conseguimos atender as necessidades dos clientes de ponta a ponta, desde a etapa de análise da economia, pesquisa de preços, passando pela escolha do gerador solar e instalador mais adequado, agendamento da visita técnica, contratação do serviço e pagamento, além de oferecermos seguro por um ano. Ao mesmo tempo, a Solarbid acompanha todas as etapas e esclarece as dúvidas, deixando o processo muito mais ágil e transparente – e, o melhor: tudo isso online, de maneira simples, ágil e segura”, afirma o CEO da empresa, Patrick Lüdtke.
A empresa, formada por uma equipe experiente no ramo de energia solar, tem sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. E não é para menos. Segundo dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), o estado responde por mais de 20% de toda a energia gerada no Brasil – é o primeiro colocado, bem à frente do segundo, o Rio Grande do Sul (que tem 13,7%) e do terceiro, São Paulo (com 12%).
A Solarbid é formada por quatro sócios – três deles oriundos da Ownergy Solar, empresa especializada na implantação de projetos com presença em 18 estados do Brasil.
Mas não são apenas os clientes finais que se aproveitam da plataforma. Para os instaladores ela também traz uma série de vantagens, muito além de ser apenas um novo canal de vendas. O sistema permite a redução de custos em diversas etapas do processo e resolve o problema de falta de crédito, aumentando a competitividade e mantendo a margem de lucro. “As empresas de instalação têm na Solarbid um apoio para a operação, para as vendas e para o marketing, conectando os clientes de modo eficiente e dando todo o suporte e informações estratégicas para aumentar as vendas”, diz Patrick Lüdtke.
A plataforma, que pode ser acessada no site www.solarbid.com.br, tem interface amigável e recursos de inteligência artificial. A partir de um questionário com perguntas simples (como a cidade e o custo médio na conta de luz), o cliente obtém uma simulação completa incluindo a área necessária para a instalação, valores do gerador solar completo, projeto e serviços de instalação. Também é possível calcular a economia anual, o retorno do investimento, e até analisar uma operação de financiamento em até 72 parcelas por meio de parceria com o Santander Financiamentos. Ou, se preferir, o cliente pode fazer o pagamento no cartão de crédito. Tudo isso sem sair da plataforma.
Website: http://solarbid.com.br