Plataforma de capacitação para a Internet das Coisas é um dos programas de Cidadania Corporativa da Samsung, que antecipou todos os módulos para o mês de abril
No início de abril, a Samsung antecipou os módulos do Programa Code IoT, a plataforma online e gratuita de capacitação para a Internet das Coisas, realizada em parceria com o LSI-TEC, Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico. A grade com os seis cursos foi disponibilizada no dia 6 e, desde então, mais de 30 mil pessoas se cadastraram na plataforma. Essa alta na procura fez com que o Code IoT chegasse à marca de 158 mil inscrições nos cursos oferecidos.
As aulas são divididas em “Introdução à Internet das Coisas”, “Aprendendo a programar”, “Eletrônica básica”, “Programação física com Arduino”, “Desenvolvendo apps para celulares” e “Construindo objetos inteligentes conectados”, todos disponíveis em três idiomas: português, espanhol e inglês. Para conferir detalhes, acesse o site www.codeiot.org.br.
Cada usuário pode optar por se inscrever em um ou em todos os cursos disponíveis, de acordo com o interesse. Para obter o certificado de capacitação, é preciso obter pontuação final de 60%. Esse total é formado pelo desempenho em exercícios (50% da pontuação) e pelo projeto final (mais 50%).
Estudantes brasileiros foram os que mais procuraram os cursos do Code IoT. Os outros países na sequência são Índia e Colômbia. Entre os estados brasileiros, São Paulo está no topo, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. A faixa etária mais presente é de 18 a 22 anos, mas o Code IoT também recebeu inscrições de pessoas acima dos 53 anos.
Além disso, mais de 1,2 mil professores já participaram do Code Day, uma iniciativa que compõe a agenda do Code IoT e que ajuda a capacitar os educadores da rede pública com cursos voltados para aplicativos, programação e objetos inteligentes e conectados.
“Estamos comprometidos em garantir que a próxima geração esteja preparada para um futuro orientado pela tecnologia. Acreditamos no potencial para alcançar novos patamares de inovação e desenvolver soluções que mudam a sociedade. E este caminho se dá pela educação”, explica Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
O programa faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, que busca capacitar futuras gerações.