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Caminhão autônomo Google

por Paulo Fernandes Maciel
Caminhão

Google também já tem caminhão com condução autônoma

Caminhão
A Waymo, empresa do conglomerado Google que tem como missão o desenvolvimento de soluções de mobilidade e condução autônoma;

Está desenvolvendo um camião com este tipo de condução.

O setor da logística e do transporte de mercadorias está se tornando cada vez mais palatável para as empresas de tecnologia.

Na Internet replicam-se já os relatos de avistamentos do novo caminhão da Waymo;

Conforme se pode consultar no site BuzzFeed.

A empresa chegou mesmo a confirmar a este órgão de informação a existência do projeto.

Ao todo a Waymo soma oito anos de projeto e desenvolvimento de automóveis com condução autônoma;

E explora agora um novo caminho no setor dos veículos pesados.

O programa da Waymo totaliza já mais de cinco milhões de quilômetros percorridos com automóveis com condução autônoma.

A Google criou a Waymo no final do ano passado (2016) como uma “spin-off”, uma empresa voltada especialmente para o desenvolvimento de carros autônomos que não opera abaixo da Google, mas sim ao lado dela. As duas tem como empresa matriz a Alphabet, também criada pela Google, no ano retrasado (2015).
A entrada no segmento de caminhões autônomos pela Waymo vai aumentar ainda mais a concorrência da empresa com a Uber, que tem investido já há algum tempo na área.

No momento, como reporta o The Verge, a empresa “irmã” da Google ainda está para trás, testando seu primeiro caminhão, que ainda precisa ser dirigido por um motorista para coletar dados.

Enquanto isso a Uber já fez sua primeira entrega neste ano.

Atualmente o camião da Waymo circula pelas estradas em modo “manual”, ou seja com um motorista. Os trajetos são percorridos em estradas de forma a que os sistemas aprendam a estrada e recolham o maxino de informação possível à sua volta.

Os percursos são ponto a ponto, porém com inserções em paradas de caminhões e terminais de cargas de algumas cidades.

O aprendizado de percursos, feitos por veículos leves tem um comportamento diferente em função das dimensões e não se adequam aos pesadões.

A exemplo das suas concorrentes (Tesla Volvo etc) esse aprendizado é relativamente compartilhado;

É um processo onde todos se envolvem na troca de dados de geolocalização, mas as nuances costumeiras de percursos (interferências, obstáculos, sinalização e ação de animais e pessoas) são mais complexas no âmbito das cidades principalmente as menores.

 

O design deste novo camião foi desenvolvido em conjunto com a famosa marca de caminhões americana Peterbilt;

E terá todos os elementos caraterísticos da marca americana no que diz respeito ao porte (parrudo), escapamentos alinhados verticalmente e um grande capô onde sobressai o radiador.

Fonte: https://www.maistecnologia.com

Créditos: André Torres

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