Home / Noticias / Brasil é líder em BIM maquetes digitais ou virtuais

Brasil é líder em BIM maquetes digitais ou virtuais

Revolução na construção civil, Brasil tem a maior biblioteca pública BIM do mundo.

O BIM (Building Information Model) que significa modelagem da informação da construção é considerada a nova revolução industrial do setor.

  • Nota do OverBR o temo BIM na verdade designa em inglês o termo “maquete animadas ou virtuais”

Banner de maquete BIM

Na prática é uma construção virtual extremamente detalhada que pode ser replicada facilmente e evita-se erros de projetos e gastos desnecessários.

A consequência natural é a economia na obra e imóveis mais baratos para o consumidor final.

“Estimamos que um imóvel construído usando a tecnologia BIM é no mínimo 15% mais barato que um feito pela metodologia tradicional.

É a maior revolução da construção civil dos últimos 50 anos,”

Explica Guto Ferreira, Presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

 

“A revolução industrial na construção civil está acontecendo e a ABDI está liderando este processo. O Brasil é hoje referência mundial”, diz Guto Ferreira

A agência acredita que é preciso disseminar o conhecimento através da tecnologia, principalmente na era da digitalização da economia.

Para seguir essa metodologia que apenas as grandes construtoras possuem, a ABDI criou a maior biblioteca pública BIM do mundo.

 

“Temos algo que não existe em nenhum outro país.

 

Uma construtora pequena, de uma localidade remota, pode acessar o nosso conteúdo e subir um prédio ou uma casa de forma muito mais econômica e rápida.

Na prática é como se um lego viesse com uma plataforma digital explicativa de como montar determinado brinquedo, com todas as peças com números, códigos, especificações e o passo a passo para montagem.

Isso evita gasto desnecessário de tempo e erros na execução e compra de materiais errados”, ressalta.
Estima-se que se 50% das empresas do setor adotarem o BIM a indústria da construção civil crescerá 7%, o que significa um aumento de R$ 21,9 bilhões no PIB.

 

Chegar até o canteiro de obra

 

“Durante o planejamento de uma obra ainda é possível corrigir erros possíveis antecipadamente, para que eles nem se quer cheguem a acontecer no canteiro de obra e atrasar o cronograma.

Toda esta tecnologia está disponível de forma 100% gratuita.

Nós eliminamos a curva de aprendizado tanto de construtoras que estão no mercado durante décadas, mas que não investiram em inovação, quanto para as pequenas que estão começando e encontram muitas dificuldades para crescerem no setor.

A revolução industrial na construção civil está acontecendo e a ABDI está liderando este processo.

O Brasil é hoje referência mundial”, finaliza Ferreira.

About Paulo Fernandes Maciel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*