Home Noticias App da assistente financeira Olivia alcança a marca de 100 mil downloads

App da assistente financeira Olivia alcança a marca de 100 mil downloads

por admin

Com pouco mais de um mês desde sua chegada oficial ao Brasil, a startup Olivia alcançou a marca de mais de 100 mil downloads de seu aplicativo nas lojas virtuais App Store e Google Play. A plataforma faz uso de inteligência artificial e economia comportamental para analisar as finanças de seus usuários, prever quais serão as próximas despesas e dar dicas sobre como gastar melhor.

“Lançamos a Olivia em janeiro, justamente num período em que as pessoas comumente refletem sobre suas finanças pessoais e fazem planos para economizar ao longo do ano. O timing foi perfeito. Nossa expectativa era bater a marca de 100 mil downloads em abril e conseguimos atingir esta meta em pouco mais de um mês“, afirma Lucas Moraes, cofundador da Olivia. 

Fundada por dois brasileiros nos Estados Unidos, a startup testava desde julho de 2019 uma versão beta de seu aplicativo. De lá para cá, a Olivia já gerou aproximadamente R$ 15 milhões em economia para os usuários que fizeram uso da plataforma.

Quanto maior o número e a interação dos usuários, mais a Olivia aprende sobre o perfil de consumo dos brasileiros e melhores serão suas dicas personalizadas. “Nos próximos seis meses, estaremos focados em lançar conversas e funcionalidades que ajudarão as pessoas a mitigar as principais causas de estresse financeiro“, diz Moraes. 

Juros do cheque especial, compras realizadas por impulso e falta de uma visão clara sobre o quanto se pode gastar sem entrar no vermelho são alguns dos motivos comuns que têm levado os brasileiros a se preocuparem excessivamente com dinheiro – ou a falta dele, no caso. Para auxiliá-los, a startup deve, por exemplo, gerar conversas semanais sobre as faturas a vencer em breve e aconselhar seus usuários sobre quanto dinheiro realmente lhes resta para gastar, excetuando no montante os pagamentos ainda pendentes, mas já previstos. A Olivia apresentará ainda quanto cada um de seus usuários gasta em despesas variáveis em relação às suas despesas totais, e fará uma análise, caso a caso, se essa proporção é considerada saudável financeiramente ou não.

Ação promocional

Para a estreia no Brasil, a fintech promoveu também uma ação promocional, que teve como intuito conscientizar os brasileiros sobre a importância de cuidar bem da saúde financeira e, mais do que isso, ajudá-los a sair do vermelho. A startup convidou o público a baixar o app e então contar à Olivia por qual razão ela deveria pagar suas contas — dívidas, mensalidades ou faturas. 

Em menos de duas semanas, mais de 10 mil mensagens foram enviadas à startup. Cinco pessoas tiveram suas respostas escolhidas e receberam R$ 5 mil para quitar suas pendências financeiras. 

A chegada da Olivia no Brasil

Fundada em 2016, nos Estados Unidos, pelos brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira, a Olivia nasceu com a missão de diminuir o estresse financeiro e esticar o salário das pessoas. A ferramenta pede autorização para ter acesso às informações bancárias de seus usuários, para mapear seus gastos e ganhos e prever um padrão – todas as conexões são criptografadas e o usuário pode escolher a que dados a Olivia terá acesso. Com os dados em mãos, a plataforma pode dar sugestões sobre como usar o dinheiro disponível.

Nos Estados Unidos, onde começou a operar, a Olivia faz, por exemplo, pesquisas de preços em supermercados próximos ao usuário, indicando onde ele deve ir para ter as melhores ofertas. Com o tempo, a ferramenta aperfeiçoa seu conhecimento sobre o indivíduo e lhe dá dicas cada vez mais personalizadas para terminar o mês no azul.

Desde julho de 2019, a startup testava uma versão beta de seu aplicativo no Brasil. No último dia 15, chegou oficialmente no País. Durante esse período, gerou mais de R$ 10 milhões em economia para as pessoas que testaram a plataforma.

Na ocasião, a empresa também anunciou uma nova rodada de investimentos no valor de R$ 25 milhões, liderada pela carteira de investimentos do banco BV, nova marca do Banco Votorantim, e acompanhada pela MSW Capital através do fundo BR Startups.

Hoje, podem se conectar ao aplicativo clientes dos bancos Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Inter, Nubank e Santander, além de portadores dos cartões Alelo, CrediCard, Sodexo, Ticket, Itaucard e American Express emitido pelo Bradesco. Há cerca de um ano, a assistente virtual também se vinculou ao app dos cartões BV.

Para baixar o app gratuitamente, clique neste link: https://oliviaai.app.link/olivia3

Website: https://oliviaai.app.link/olivia3

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações