No dia 20 tivemos o anúncio do DirectX 12, a nova API da Microsoft. Logo depois, veio a confirmação da Nvidia que todas as suas placas gráficas que suportam DirectX 11 suportarão a nova versão da API. Mas a AMD deixou um suspense no ar, que finalmente foi desfeito, com o anúncio de que todas as placas de vídeo com a arquitetura GCN terão suporte para DirectX 12.
Ou seja, as principais placas da série HD 7000 e os GPUs das séries R7 e R9 receberão total suporte para DirectX 12. E a AMD ainda disse que irá colaborar com a Microsoft no desenvolvimento e nos avanços gerais da nova API.
“Com a Mantle, nós mostramos o nosso compromisso com o desempenho, e agora estamos ansiosos para permitir os mesmos ganhos de performance ao suportar o DirectX 12, que é padrão na indústria”. explica Matt Skynner, vice-presidente corporativo da AMD.
A empresa divulgará futuramente as datas em que o suporte para o DirectX 12 será adicionado às suas GPUs. Os primeiros jogos utilizando a nova API deverão chegar no final de 2015.