556
Carnaval: Bombeiros do PE usam nova tecnologia
para garantir segurança de foliões
O Galo da Madrugada é um motivo de diversão para foliões e de preocupação para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE). A corporação conta com apoio da tecnologia para cuidar da segurança de 2,5 milhões participantes da festa. É um sistema de informações que ajuda a monitorar e organizar em tempo real a atuação de cada um dos militares em campo durante a festa. A ferramenta foi desenvolvida com o software brasileiro Scriptcase
O sistema identifica ocorrências e a necessidade de realocar o efetivo disponível para lidar com emergências. O controle é feito em uma espécie de sala de guerra, com monitores gigantes e mesas 0. As informações recolhidas em um ano ? quantidade, horário e localização de ocorrências – ajudam no planejamento de atitudes preventivas para ocasiões futuras.
?Usamos o sistema há quatro anos no Galo, e os incidentes diminuíram?, conta Major Marcelo Maciel, chefe do Centro de Tecnologia, Informação e Comunicação (Ctic) dos Bombeiros. O sistema foi desenvolvido para monitorar grandes eventos, como o Carnaval, e também será usado durante os jogos da Copa do Mundo.
A plataforma do CBM-PE foi desenvolvida com o Scriptcase, que funciona como uma interface visual para desenvolvimento de sistemas. ?Nós automatizamos a parte mecânica de escrever novos códigos e reduzimos o tempo de trabalho em 80%?, conta Érico Oliveira, diretor comercial do Scriptcase. ?Na prática, nós oferecemos soluções de desenvolvimento de softwares para quem não tem conhecimento profundo sobre programação.?
A parceria com o CBM-PE vem desde 2007, mas se intensificou em 2010, quando o Scriptcase desenvolveu vários de seus sistemas. Com 20 anos de casa, o Major Maciel sentiu a diferença. ?É como se tivéssemos ido da idade da pedra para a da informação de uma só vez?. Criado em 2001, o Scriptcase tem mais de 20 mil clientes em 70 países no mundo e outros três mil no Brasil, entre empresas e profissionais de TI.