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Wireless LAN: segmento de mercado em alta e aquecido

por Agência Canal Veiculação

O segmento de Wireless Lan está aquecido no Brasil e para atender a esta demanda a AeroHive Networks, fornecedora de soluções que agregam as últimas tendências para tecnologias network, intensifica sua atuação no país. O objetivo é ter sua marca consolidada na região até o final de 2012, ampliando sua capilaridade e fortalecendo sua presença em verticais como educação, saúde, varejo e governo.

Focada nesta meta, a AeroHive anunciou recentemente uma parceria com a Axyon, especializada na distribuição de soluções para os segmentos de Áudio & Vídeo e Security & Network, para disponibilizar a linha completa de produtos da fabricante. Também como parte da sua estratégia, a AeroHive nomeou Fernando Lobo como diretor para América Latina e Caribe, um executivo que traz larga experiência no mercado de tecnologia global.
Um dos desafios de Fernando Lobo no mercado nacional será a possibilidade de montar uma estrutura de canais eficiente e apresentar soluções inovadoras da AeroHive, como o Wireless 2.0, uma nova geração de soluções WLAN. “Estes fatores me motivaram no desafio de trazer para o Brasil tecnologias de ponta. O país representa um mercado crescente e, na realidade atual, as empresas de tecnologia precisam ter presença sólida nessa região e a AeroHive está determinada a estabelecer negócios de longo prazo por aqui”, avalia.
Alguns fatores que têm tornado este mercado atrativo são o uso de dispositivos wireless como mecanismo de acesso principal das redes corporativas. Agora são notebooks, telefones e tablets conectados simultaneamente. O crescimento do poder aquisitivo da população brasileira está ampliando um fenômeno que já é comum em alguns países do mundo, no qual as pessoas levam seus computadores e tablets pessoais para o trabalho, com a perspectiva de performance igual a de um equipamento ligado à rede.
Fernando Lobo enfatiza que todos estes fatores fazem com que a WLAN, que antes era um simples acesso para visitantes e clientes eventuais, se torne a rede de acesso principal da empresa. “As soluções de WLAN tradicionais são escravas das controladoras, que representam gargalo, ponto único de falha e principalmente investimento alto e não linear. A AeroHive eliminou a figura da controladora e trabalha com processamento colaborativo entre os pontos de acesso, e levou a gerência e configuração para nuvem”, avalia o executivo.
Com esta tecnologia, tanto um cliente que tem um ponto de acesso quanto o que tem milhares de pontos terão as mesmas características e funcionalidades, com o investimento proporcional ao número de pontos. Ainda, um cliente que adquire uma solução de WLAN tem todas as funcionalidades disponíveis, sem custos de licenças e chaves de ativação adicionais.
Entre os principais diferencias das soluções estão a melhoria da relação de custo para o usuário, pois o fato de não ter licenças adicionais e eliminar um elemento de hardware, diminui o investimento em ativos. O produto permite que a gerência seja feita pela nuvem, transformando-a em serviço, o que permite minimizar custos diretos de manutenção de software e indiretos como espaço de datacenter, energia elétrica e ar condicionado.
Enquanto a oferta normal no mercado são pontos de acesso N de até 300Mbits, a AeroHive opera com velocidades de até 450 Mbits, sem aumentar o custo. As soluções ainda trazem características como self-healing, SLA para usuários e aplicações, análise de espectro, decisões de QoS e firewall baseadas em usuário, aplicação dispositivo e domínio.
Pela parceria com a Axyon, a AeroHive prevê treinar a equipe da distribuidora e canais. “Não existe forma de criar mind share melhor do que treinar a distribuidora e suas revendas. Por isso, já temos certificação oficial da AeroHive disponível para a Axyon e seus canais. Todo canal com um engenheiro certificado AeroHive que tenha em seus quadros um ACWA (AeroHive Certified Wireless Administrator), automaticamente passa a ser um Gold Partner da AeroHive”, explica Fernando Lobo.
Segundo o diretor comercial da Axyon, Rodrigo Martini, a AeroHive é um parceiro que permite à distribuidora oferecer soluções de ponta no segmento network. “Hoje, na era das tecnologias convergentes, é essencial a oferta de produtos e serviços dando aos consumidores a melhor opção dentro de suas necessidades. Nossa parceria com a AeroHive caminha para este conceito, atendimento eficiente e de qualidade”, finaliza o diretor.
Sobre a Axyon
Fundada em 2010, a Axyon é especializada na distribuição de soluções para os segmentos de Áudio & Vídeo e Security & Network. Por meio de um portfólio de produtos de alto valor agregado, atende a mais de 2000 revendas cadastradas em todo território nacional e, como diferencial, investe em uma política agressiva de capacitação de revendas, utilizando recursos como workshops, treinamentos, webcasts e roadshows. Entre seus principais fornecedores estão a Samsung, Analogic Way, Biamp, Datavideo, Digifort, Digitech, AMX, Emerson, Harman, Radvision, Sony, Transition Network, entre outros. (www.axyon.com.br)

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