Portfólio de software protege bancos e usuários de diferentes tentativas de fraudes
Alinhada com a mudança comportamental dos clientes que aponta para um crescimento nos canais internet e mobile banking, além dos acessos tradicionais via ATMs, a Wincor Nixdorf mostra, durante a 24ª edição do Ciab/Febraban, as suas soluções para garantir segurança no diversos meios de atendimento. O evento ocorre de 04 a 06 de junho de 2014, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
O primeiro destaque é para o software IRIS 5, distribuído pela Wincor Nixdorf mundialmente e que segue a estratégia multicanal, combinando e avaliando informações a partir do meio de pagamento desejado. Dados de transações feitas através de todos os canais existentes: cartões, bancos online ou mobile banking, podem ser relacionados e informados em tempo real, com a análise de parâmetros e comportamentos dos usuários, além de fazer o cruzamento de todas as transações.
“O sistema IRIS envolve uma técnica de análise abrangente, que permite a análise de milhares de transações por segundo, com reconhecimento de uma tentativa de fraude em apenas uma fração de segundo. Transações altamente suspeitas são rejeitadas diretamente, durante a autorização do processo, com alta precisão”, explica o country manager da Wincor Nixdorf, Inon Neves.
Protegendo o ATM de ataques por malware
No caso de um caixa eletrônico (ATM), o antivírus não é a solução indicada já que muitos dos malwares são feitos sob medida para ATM e, portanto, indetectáveis por antivírus. O ATM precisa de uma proteção conhecida como “day-zero protection”, ou seja, que não tenha a necessidade de atualização da base da dados de vírus. Este tipo de proteção é fornecida pela suíte do PC/E Terminal Security, da Wincor Nixdorf, que protege o PC do ATM da inserção de malwares e execução dos mesmos, pois age como lista branca e criptografia de HD.
Prevenção de ataques fraudulentos de forma pró-ativa com Fraud Correlation Engine
Com o Fraud Correlation Engine, a Wincor Nixdorf traz uma solução de software que protege agências e sistemas de um banco, ligando os incidentes de forma inteligente para identificar ataques. As informações de várias fontes são analisadas para que a manipulação possa ser prevenida. Um exemplo de como os dados de eventos são combinados: Quando alguém entra em uma zona de self-service durante a noite, a informação do sensor de porta aberta pode ser correlacionada com informações das máquinas de autoatendimento. Se uma transação não é realizada em um dos sistemas de autoatendimento dentro de um tempo pré-definido, é possível que esses minutos estejam sendo gastos para tentar penetrar nos sistemas de autoatendimento. Como resultado do fato de que nenhuma ação esperada foi feita, como por exemplo, uma transação realizada, pode indicar que um ataque esteja em andamento. Neste momento, o FCE poderá ser usado para gerar novos eventos, como alertar o serviço de câmeras de segurança.
Sistema de sensores
No combate a ataques lógicos, foi desenvolvido um sistema de sensores, o Optical Security Guard,da Wincor Nixdorf, que evita e identifica adulterações – por mais sutis que sejam – nos caixas de autoatendimento e informa uma central de monitoramento, que bloqueia as atividades do terminal.
“E para isso, o sistema da Wincor Nixdorf, por exemplo, utiliza três câmeras e um software de análise de imagens, com intuito de detectar alterações em hardware externos e impedir a captura de informações por meio de dispositivos de skimming (que roubam dados) ou sobreposições de teclado ou painel, através da análise de arestas e frestas pré-identificadas no ATM”, explica Inon Neves.
Este reconhecimento pode gerar ‘alertas’ ou até bloquear a transação no ATM. E também auxilia a instituição bancária a identificar por meio de fotos e vídeos alguns dos momentos críticos da transação. “Como exemplo, a foto do usuário quando se autentica no ATM, a fim de guardar uma imagem da pessoa que acessou aquela conta, filmagem ou foto da retirada do bocal da máquina, com intuito de proteger o banco de clientes que dizem não ter retirado o dinheiro e, depois, pedem reembolso”, esclarece Neves.
Sobre a Wincor Nixdorf
A Wincor Nixdorf é uma empresa global, com sede em Paderborn, na Alemanha. Atualmente está presente em mais de 130 países, dos quais 43 são atendidos por subsidiárias próprias e conta com cerca de nove mil colaboradores. A companhia atua nos segmentos de automação bancária e varejista. O portfólio inclui hardware, software e serviços destinados ao uso de bancos e lojas de varejo, incluindo agências do correio, postos de gasolina e setor hoteleiro. A empresa é uma das líderes mundiais do seu segmento. A sua história tem início em 1952, foi adquirida pela Siemens AG em 1990. O nome atual da companhia Wincor Nixdorf veio com a aquisição em 1999 por KKR & CO. L.P. e a Goldman Sachs Capital Partners. Desde 2004, a Wincor Nixdorf está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt. www.wincor-nixdorf.com