Nova grande data do e-commerce brasileiro explora justamente as categorias de moda e beleza, aquelas que mais atraem novos e-consumidores
O primeiro Web Fashion Day , organizado pelo Busca Descontos, chega para explorar justamente as categorias que mais vendem hoje no Brasil, de acordo com a última pesquisa Webshoppers, do ebit: Moda e Beleza. O fenômeno acontece impulsionado pela diminuição das barreiras para este tipo de compra na internet — de acordo com números da e.Bricks Digital, 39% dos consumidores online afirmam que fizeram a primeira compra nessas categorias justamente nos últimos seis meses.
“Trata-se de um segmento perfeito para estimular novos consumidores, já que são produtos com um grande inventário e preços convidativos”, comenta Patrícia Soderi, diretora de Novos Negócios do Busca Descontos. “Quando você cria um marco, com promoções, amplia-se ainda mais esse processo”.
Além desses novos consumidores, também há espaço de crescimento entre aqueles já compram produtos das categorias na web. Atualmente, o ticket médio com roupas dos homens é de R$ 163, enquanto as mulheres têm o valor de R$ 148, de acordo com os dados do e.Bricks. Por outro lado, o ticket médio geral na internet é de R$ 359,49. “Há ainda um enorme potencial”, comenta Patrícia.
O bom momento já está rendendo resultados. O WebShoppers coloca a categoria de ‘Moda e Acessórios’ como a de maior volume de vendas, com 19%, seguida diretamente por ‘Cosméticos e Perfumaria / Cuidados Pessoais / Saúde’, com 18%. Ambas as categorias cresceram com relação à pesquisa anterior, do primeiro semestre.
A data
O Web Fashion Day chega na esteira de outras datas do varejo online, que já movimentaram diversos segmentos. O Dia do Frete Grátis, que incentivou os consumidores por meio da entrega gratuita, reuniu 40 grandes lojistas em 2013. Outro sucesso foi o Brasil Game Day, com descontos em jogos eletrônicos, que alcançou picos de 1.700 mil acessos simultâneos em setembro. A ação contou com o apoio da ACIGAMES (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games) e de grandes lojistas do setor. Já a Black Friday se consolidou ainda mais como a mais importante data do varejo brasileiro na internet no último ano, movimentando R$ 424 milhões de acordo com a Clear Sale, líder brasileira em soluções para autenticação de vendas no e-commerce – superando as expectativas do Busca Descontos, criador do site www.blackfriday.com.br. No total, as chamadas “Big Dates”, as grandes datas do varejo online promovidas pela empresa, movimentaram R$ 434 milhões em 2013, sendo cerca de 969 mil pedidos com um ticket médio de R$ 424.
A grande diferença do Web Fashion Day para os eventos anteriores é a pré-abertura, na qual serão enviadas ofertas exclusivas das lojas participantes apenas na base do Busca Descontos ou para os usuários que se cadastrarem por meio do site www.webfashionday.com.br, e também concorrem a um prêmio de R$2 mil em compras na Camisaria Colombo, patrocinadora da ação. A fase VIP será entre os dias 7 a 10 de abril. Já o evento aberto ao público em geral terá duração de 24 horas, começando à 0h do dia 11 de abril, no próprio site dação. A expectativa dos organizadores é de uma adesão de 16 e-commerces, incluindo as lojas online da Marisa, Época Cosméticos, Sephora, Camisaria Colombo, Hering, Puke, Malwee, Marcyn e Posthaus.
Sobre o Busca Descontos:
Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos – http://www.buscadescontos.com.br – reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias.
O Busca Descontos também promove uma série de datas importantes para o comércio eletrônico, as chamadas “big dates”, como Black Friday, Boxing Day, Brasil Game Day e Web Fashion Day. Por meio delas, o portal ajuda a alavancar as vendas no e-commerce brasileiro ao mesmo tempo em que traz descontos e oportunidades aos consumidores.
Em 2010, o Busca Descontos recebeu investimentos do grupo europeu de marketing de performance LeadMedia para intercâmbio global de conhecimento na área de marketing digital. Essa parceria permite reunir a experiência de cada uma em marketing de performance, com foco na aquisição e fidelização de clientes.