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Nova sede da empresa terá 3,2 mil m2 de área construída na primeira fase e início de operação previsto para fevereiro de 2017
Na quinta-feira, 11 de agosto, a WAGO, empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação, consolidou sua presença de 10 anos no mercado nacional com o lançamento da pedra fundamental de sua sede própria, em Jundiaí (SP). O empreendimento, previsto para começar a operar em fevereiro de 2017, triplicará a capacidade de estoque e de produção de montagem de réguas de bornes da empresa, além de comportar número maior de funcionários no escritório administrativo, podendo chegar a 150 colaboradores.
Localizada às margens da Rodovia Dom Gabriel, no Condomínio Industrial Multivias II, a nova sede totalizará 3,2 mil m2 de área construída, na primeira etapa, em terreno de 16 mil m2. A escolha do local foi motivada, principalmente, pela proximidade com a atual planta, em Itupeva (SP), a fim de manter o quadro de funcionários. Outros fatores que contribuíram para a definição foram o fato de ser uma região com mão de obra qualificada para apoiar o crescimento futuro e a questão logística, já que está próximo das Rodovias Bandeirantes e Anhanguera e no meio do trajeto entre São Paulo e Campinas, onde estão os principais aeroportos.
Em fase de fundação da estrutura, iniciada em julho último, o novo prédio, desenhado para ser sustentável, contará com tecnologia de automação predial da WAGO. O projeto, desenvolvido em conjunto com a matriz alemã, prevê sistema de controle de iluminação baseado em rede DALI – sistema de iluminação com luminárias dimerizáveis –, controle de utilidades, além de ar–condicionado e medição de energia totalmente integrados. “Com isso, teremos redução no consumo de recursos e, também, proporcionaremos maior conforto aos usuários da planta, seguindo os preceitos de sustentabilidade, fundamentais dentro da filosofia da WAGO”, pontuou Marcos Salmi, diretor geral da WAGO Brasil.
Estruturalmente, a nova sede está sendo concebida considerando quatro etapas para acomodar futuras expansões. Nesta primeira fase, a construção contará com centro de distribuição, Customer Support (atendimento técnico e comercial a clientes e parceiros), área de configuração e montagem de réguas de bornes, área administrativa e financeira e espaço útil para fabricação local tão logo surja a necessidade. Com todos os estágios finalizados, terá capacidade para acomodar até 1.000 funcionários.
Direto da Alemanha
A cerimônia que marcou o lançamento da pedra fundamental contou com a presença de colaboradores da WAGO – cada departamento escolheu um representante para acompanhar o evento –, de gestores das áreas estratégicas da empresa, do diretor da operação brasileira, Marcos Salmi, além de Axel Börner, CFO da WAGO Alemanha, que veio ao país especialmente para a ocasião.
“A WAGO aposta no Brasil como local estratégico para a consolidação de seus negócios. Temos aqui um grande número de clientes globais com produção local que precisamos apoiar. Nestes 10 anos de operação, conquistamos resultados muito satisfatórios e nos tornamos bastante competitivos no mercado. A evolução das atividades tem sido tão representativa que não tivemos dúvidas em investir em algo maior, vislumbrando futuro promissor. Estamos convictos que a WAGO Brasil é um caminho sem volta. Que venha a nova sede e os próximos 10 anos”, comemorou o diretor financeiro global.
Cápsula do tempo
O 11 de agosto de 2016 entrará para a história da WAGO Brasil. Um jornal brasileiro e um alemão, um jornal da cidade de Jundiaí, todos com a data de hoje, uma foto do prédio ocupado atualmente em Itupeva e dos funcionários, alguns dos principais catálogos e produtos da empresa – conector automático 222, borne TOPJOB®S e cartão de I/O (módulo de entrada e saída) da linha 750 –, cédulas de Real e de Euro, além de duas cartas falando sobre a WAGO atual e as expectativas para o futuro, redigidas pelo CEO da WAGO, Sven Hohorst (foto), e pelo diretor geral da WAGO Brasil, Marcos Salmi (acima), foram colocados em uma “cápsula do tempo”, inserida na caixa de concreto que representa a pedra fundamental da primeira sede própria no país.
Com previsão para ser aberta daqui a 25 anos, a cápsula ficará exposta em um jardim de inverno no showroom do novo prédio, em um monumento que será feito em homenagem à mola que equipa os conectores WAGO, invenção da empresa alemã. A ideia, tanto da cápsula como do monumento, foi inspirada em iniciativas já realizadas pela matriz. “É uma maneira de nos conectarmos com o futuro. Desejamos que até lá o Brasil e o mundo sejam melhores para os nossos filhos e trabalharemos para que a WAGO Brasil se estabeleça como potência em suas áreas de atuação no mercado brasileiro”, ressaltou Salmi.
Perfil WAGO
A WAGO, inventora da conexão elétrica a mola, tem como principal característica a inovação. Líder inconteste nesta tecnologia, nos últimos anos vem investindo fortemente e ampliando cada vez mais sua participação em seu outro mercado de atuação, o de automação, com equipamentos de alta qualidade e eficiência.
Está presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, empregando mais de 7 mil pessoas. Fundada em 1951, a empresa alemã hoje atende ao mercado mundial a partir de suas oito unidades fabris, localizadas em Minden e Sondershausen, na Alemanha; Suíça; Polônia; Índia; França; Estados Unidos e Japão. Totalmente automatizado, o estoque central em Sondershausen tem capacidade para processar e distribuir cerca de 4 mil pedidos diariamente para todo o globo.
São mais de 100 mil itens disponíveis entre Conexão Elétrica e Automação. O extenso portfólio garante a presença dos produtos da marca nos mais variados segmentos e aplicações, como industrial, automotivo, de construção, automação predial, metroferroviário, iluminação, entre outros. Em seu país de origem, a WAGO é líder de mercado em conectores para emendas elétricas, com 90% de market share.
Em 2015, a WAGO comemorou seus primeiros 10 anos de atividades no Brasil com a compra de terrenos para construção, já iniciada, de sede própria, prevista para ser inaugurada em meados de 2017.
Atualmente, emprega 65 funcionários e tem faturamento dividido em Conexão Elétrica (65%) e Automação (35%). Instalada em Itupeva, São Paulo, possui em torno de 1.700 pontos de vendas cadastrados, com meta de aumento de 20% para este ano. No acumulado de 2013 a 2015, registrou crescimento de mais de 70%.