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A crescente presença da linha de Conexão Automática da WAGO no varejo ganhará reforço brevemente com o início de comercialização dos produtos nas lojas da rede Leroy Merlin. Até o final deste primeiro trimestre, conectores elétricos de emenda, plugues para iluminação, conectores de passagem e derivação, bornes e seus acessórios, ferramentas, fontes e relés estarão disponíveis em mais este canal de distribuição.
Desde a primeira investida, em 2012, quando iniciou os trabalhos de prospecção para vendas ao consumidor direto, a empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação vem registrando sucessivos aumentos no número de locais cadastrados para comercialização dos produtos e, consequentemente, nas vendas. Em números: atualmente, o varejo representa 52% no faturamento do segmento predial da WAGO Brasil e o crescimento nas revendas em 2014 foi de 23%. Para este ano, a expectativa aponta expansão de 50% na comercialização desses produtos no varejo, baseada no reforço das equipes de vendas e de promotores, além da maior cobertura em regiões até então não atendidas.
“Hoje, nossa linha de Conexão Automática está presente nas principais empresas revendedoras de materiais elétricos do país. Esperamos em 2015 ampliar nossa rede varejista, tanto no segmento predial como industrial, realizando um trabalho forte de divulgação nas revendas e home centers. Palestras, treinamentos, promoções e ações no ponto de venda serão frequentes este ano”, assegura Carlos Eduardo Demonte, coordenador de vendas do segmento predial da WAGO.
Do o início aos home centers
Após a criação, em 2012, da equipe de vendas focada exclusivamente na linha de Conexão Automática, em pouco tempo a WAGO já iniciava parcerias com as principais empresas de materiais elétricos do país. Dessa primeira investida até a entrada nos home centers foi um pulo: em agosto de 2013, a empresa fechou contrato para fornecimento dos conectores, mas para uso interno dos departamentos de manutenção e expansão.
Testado e aprovado, o produto ganhou nova apresentação, em embalagem blister, e as vendas nos home centers e lojas de autosserviço, a exemplo das revendas de materiais elétricos, também deslancharam. Hoje, a WAGO já está presente em 20 lojas de grandes redes varejistas, em sua maioria regionais. Demonte explica que os home centers serão mercados-foco da empresa em 2015 para a linha de Conexão Automática: “Para tanto, intensificaremos as parcerias por meio de palestras, treinamentos e ampliação da divulgação no ponto de venda com ação de promotores comerciais e promoções”.
Fortalecimento no varejo
Para cumprir seu objetivo de crescer acima da média de mercado em conectores elétricos, a WAGO vem investindo em treinamentos para eletricistas e ações com promotores. Além disso, está criando um banco de dados para que instaladores e eletricistas tenham acesso a amostras e visitas técnicas de especificação. Paralelamente, também está focando em segmentos potenciais, como iluminação pública, por exemplo, de modo a potencializar a demanda para as revendas.
Perfil WAGO
A WAGO, inventora da conexão a mola e líder nesta tecnologia – com volume superior a 55 bilhões de molas comercializadas no mundo –, está presente nos cinco continentes, em mais de 80 países, empregando mais de 7 mil pessoas. Fundada em 1951, a empresa alemã hoje atende ao mercado mundial a partir de suas oito unidades fabris, localizadas em Minden e Sondershausen, na Alemanha; Suíça; Polônia; Índia; França; Estados Unidos e Japão. Totalmente automatizado, o estoque central em Sondershausen processa e distribui em média 2 mil pedidos diariamente para todo o globo.
São mais de 100 mil itens disponíveis entre Conexão Elétrica e Automação, suas duas linhas de atuação. O extenso portfólio garante a presença dos produtos da marca nos mais variados segmentos e aplicações, como industrial, automotivo, de construção, automação predial, metroferroviário, iluminação, entre outros. Em seu país de origem, a WAGO é líder de mercado em conectores para emendas elétricas, com 90% de market share.
Em 2015, a WAGO comemora seus primeiros 10 anos de atividades no Brasil. Emprega 65 funcionários e tem faturamento dividido em Conexão Elétrica (65%) e Automação (35%). Instalada em Itupeva, São Paulo, possui em torno de 1.700 pontos de vendas cadastrados, com meta de aumento de 20% para este ano. De 2009 a 2013, a empresa triplicou seus negócios no País e estima, para os próximos cinco anos, dobrar esse volume. Em 2014, o crescimento registrado foi de 30% nos negócios por aqui.