Apesar de mais da metade dos brasileiros utilizarem as redes sociais online
e canais como Facebook, Orkut e Twitter já estarem estabelecidos no Brasil,
ainda há muitas empresas que hesitam em participar oficialmente desta
movimentação, perdendo, assim, a oportunidade de estabelecer relações
relevantes com seu público-alvo.
No ambiente online os consumidores podem opinar sobre suas escolhas,
trocando informações e impressões que não se restringem mais a barreiras
geográficas ou sociais, aumentando a visibilidade das empresas no dia a dia
do consumidor. Por consequência desta percepção, os investimentos em
marketing digital aumentaram e para se destacar mais do que nunca é preciso
inovar.
Quando falamos sobre redes sociais, o ponto mais importante é justamente a
compreensão de que elas são ambientes de relacionamento. Esse é o grande
objetivo do mundo corporativo participar desta movimentação. Para tanto,
manter os perfis atualizados, utilizar uma linguagem direta, retornar aos
questionamentos e planejar ações para contornar insatisfações ou objeções
são itens indispensáveis para que essas ações sejam de fato produtivas.
Estar presente apenas para manter um canal social sem uma atuação planejada
e sem fornecer conteúdo relevante para o público-alvo, dificilmente
conquistará o consumidor.
Para fundamentar a atuação nas mídias sociais, alguns pontos devem ser
avaliados e planejados pelas corporações:
– Quais os canais adequados para cada negócio.
– Quais as características de cada um deles para adequação de linguagem.
– Quais os objetivos a serem atingidos com esta atuação.
– Como a concorrência já está atuando.
– O que o consumidor espera ouvir da marca nas mídias sociais.
O monitoramento constante e a avaliação da repercussão dessas ações permitem
basear toda esta atuação e direcionar os próximos passos para a formação de
uma imagem sólida junto ao público-alvo. Desta forma, as vulnerabilidades
podem ser identificadas e efetivamente transformadas em oportunidades,
viabilizando o processo de fidelização da rede de consumidores e
fortalecendo a imagem de transparência das instituições.
* Elizangela Grigoletti é gerente de inteligência e marketing da MITI
Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado.
www.miti.com.br.