Startup que usa chatbot como principal canal tem como missão ajudar startups e aplicativos a conquistar e reter usuários.
São Paulo – A startup Unimove começou o ano com um aporte de investimentos da Kick Ventures, Grupo que já está presente em 5 países e investiu em mais de 40 startups e empresas, dentre ela a gigante mundial Tesla. Para a startup o investimento vai impulsionar a solução que utiliza inteligência cognitiva através do IBM Watson para melhorar a experiência dos usuários com seus aplicativos.
A proposta de valor da Unimove é converter a experiência do usuário mobile em pontos de um programa de fidelização. Por meio dele, os usuários dos apps tem a experiência melhorada e é beneficiado por gerar conversão dentro do aplicativo, e para o desenvolvedor oferecem apoio no duplo desafio de captar e manter os usuários ativos dentro das plataformas. Isto se torna possível por meio do chatbot Camboja, integrado ao Facebook Messenger e uma régua de comunicação constante com a base de usuários, sempre informando os benefícios de utilizar os aplicativos parceiros.
Para o usuário interagir com o sistema basta entrar no Messenger, buscar o perfil do Unimove e conversar com o Camboja. Por exemplo, para se cadastrar basta digitar “Cadastrar” no chat e ele fará as perguntas necessárias para preencher o formulário. Para acompanhar o volume de pontos adquiridos, basta entrar no chat e dizer “Camboja quantos pontos eu já tenho?” A resposta virá com linguagem natural, graças à tecnologia de inteligência cognitiva IBM Watson.
De acordo com César Taurion, head de digital transformation da Kick Ventures, “os bots têm potencial de voltar a acelerar o mercado de apps, que está mostrando sinais de cansaço”. Isto porque, diferentemente dos apps tradicionais, os bots atuam de forma integrada com os que o usuário já instalou em seu smartphone, como o Facebook Messenger. Além disso a integração com o Watson permite também que o sistema aprenda rapidamente sobre os hábitos do usuário. “O uso da inteligência cognitiva do IBM Watson irá oferecer uma experiência única ao seu cliente, ao permitir que ele interaja com o aplicativo por meio da conversação, utilizando linguagem natural. A tecnologia tem o potencial de aprimorar a jornada do cliente, oferecendo respostas rápidas, além de gerar insights precisos para a tomada de decisão. E o melhor é que quanto mais o usuário usa, mais o sistema aprende”, afirma Davi Cunha, especialista em soluções cloud da IBM.
Além da IBM, a startup conta com dois parceiros de peso: Multiplus e Rank My App. Os pontos gerados pelo Unimove poderão ser resgatados através da Multiplus, rede de fidelidade líder do setor e que oferece hoje o portfólio mais rico em benefícios para participantes, com mais de 550 mil opções de produtos e serviços. Com a Rank My App, líder global em ASO (App Store Optimization), a ideia é unir forças para oferecer soluções mais completas em Mobile Marketing.
Iniciativas
A Unimove já tem presença confirmada no tradicional espaço “startup and markers” da Campus Party, que ocorre entre os dias 31 de janeiro e 05 de fevereiro. Usuários Unimove poderão obter pontos extras apenas pela presença no evento.
Além disso, Rodrigo Terron, CEO e fundador da Unimove, assumiu a posição de diretor do ProtoHack na cidade de São Paulo. O ProtoHack é um evento nascido em 2014 no Vale do Silício para fomentar empreendedorismo. Realizado em 8 países, teve sua primeira edição no brasil no ano de 2016.
Sobre a Unimove
Unimove é um spinoff da Horizon Four, que traz em seu quadro societário um time vindo de grandes empresas nacionais e multinacionais e se posiciona no mercado como consultoria especializada em big data marketing. A empresa tem em seu portfólio clientes como Shopping Praça da Moça em Diadema e a empresa de alimentação Da Terrinha, que tem seus produtos em todas as grandes redes varejistas do pais.