As empresas produzem cada vez mais informações sobre os seus próprios negócios e sobre os seus clientes. A forma como irão converter esses dados empresariais em um ativo estratégico é o que lhes trará vantagens competitivas. Para isso, a TOTVS, em parceria com GoodData, empresa americana provedora de plataforma de análise de dados em nuvem, criou uma série de soluções para extrair inteligência de dados provenientes de diversas fontes.
O primeiro produto lançado ao mercado, no início deste ano, foi o aplicativo de Business Analytics (BA) TOTVS Smart Analytics powered by GoodData. A vantagem do desenvolvimento em parceria foi a possibilidade de personalizar a solução de acordo com a usabilidade e experiência do usuário. Entre os benefícios do produto estão a implementação rápida de painéis de gestão (dashboards) em modelo 100% SaaS (software como serviço). Já estão disponíveis módulos, integrados ao ERP TOTVS, para as áreas Comercial, RH, Financeiro, Produção, Controladoria e Materiais. Em breve, o aplicativo será expandido também para as áreas de Gestão de Serviços, CRM, Varejo, Distribuição e Logística.
Além da opção integrada com as soluções TOTVS, as empresas passam a oferecer os painéis de dashboards para clientes que utilizam outras fontes de dados (grande, pequeno, estruturado, não estruturado) que não sejam oriundas das soluções TOTVS. Escalável e flexível, a plataforma Analytics é disponibilizada no modelo SaaS, com garantia de armazenamento de alta segurança e ilimitado na nuvem.
“Sabemos o quanto a análise correta e estratégica de dados pode contribuir para a produtividade sadia de uma companhia. Por isso, nos preocupamos em oferecer o que há de mais moderno em plataforma de inteligência de negócios na nuvem para clientes TOTVS ou de mercado. Além disso, temos a exclusividade na distribuição das soluções de Big Data e Analytics da GoodData na América Latina”, destaca Denis Del Bianco, diretor da TOTVS Consulting e de Performance Empresarial.
Ampliando as opções, a parceria passou a oferecer também o modelo PaaS (Plataforma como Serviço), que possibilita a outras organizações desenvolverem novas aplicações baseadas na plataforma da GoodData, de forma customizada e em cloud computing. Neste modelo, a empresa interessada em ter painéis customizados de análises não precisa, necessariamente, ter uma equipe focada em Analytics. Com isso, consegue ter a mais moderna plataforma, com redução de custos e ganho de tempo. “Algumas companhias, como agências de marketing digital, podem utilizar o modelo PaaS para criar ferramentas customizadas para determinados projetos junto aos clientes”, completa Del Bianco.
Fundada em 2007, a GoodData tem 20 mil clientes ativos e 150 parceiros “Powered By”, que integram sua plataforma de inteligência de negócios on demand aos seus serviços. A parceria entre as empresas foi iniciada em junho do ano passado, quando a TOTVS Ventures, braço de Venture Capital da TOTVS, liderou um investimento de US$ 22 milhões na companhia localizada no Vale do Silício, tornando-se distribuidora exclusiva na América Latina de soluções de Big Data e Analytics e integrando as plataformas da americana em seu portfólio.
Sobre a GoodData
A GoodData fornece plataforma em nuvem e apps que possibilitam mais de 20 mil clientes no mundo a monetizar Big Data. Sediada em São Francisco, Califórnia, a GoodData tem o apoio de Andreessen Horowitz, General Catalyst Partners, Fidelity Growth Partners, Next World Capital, Tenaya Capital, TOTVS Ventures, e Windcrest Partners.
Sobre a TOTVS
Top provedor de software de gestão, plataforma e consultoria para empresas – com mais de 50% de marketshare no Brasil, liderança na América Latina* e sendo uma das maiores provedoras de ERP Suite do mundo -, a TOTVS é uma desenvolvedora de tecnologia e serviços para empresas de todos os portes. Considerada a 22ª marca mais valiosa do Brasil no ranking da BrandAnalytics, a TOTVS possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México).
*Fonte: Gartner – “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2013”.