Companhia busca profissional com perfil inovador, conectado e com vontade de fazer a mesma coisa de formas diferentes
A TOTVS, brasileira líder no desenvolvimento de softwares de gestão na América Latina, inicia nesta terça-feira, 26 de agosto, as inscrições para seu Programa de Trainee 2015. O processo seletivo, que já está em sua quarta edição, se consolida como um dos mais procurados por jovens recém-formados com interesse em atuar no setor de tecnologia. As inscrições vão até 30 de setembro.
A tecnologia, cada vez mais intrínseca à rotina das pessoas, principalmente com a popularização de tablets e smartphones, modifica o comportamento de toda uma geração. Um exemplo dessa mudança é o autorretrato. Criado em 1839, ganhou força com a transformação de celulares com internet em máquinas fotográficas. O ato de fotografar a si mesmo e carregar a foto em uma rede social passou a ser denominado selfie.
As selfies cresceram tanto que atingiram status de fenômeno global. O uso do verbete cresceu mais de 17.000% nos últimos anos, deixou o nicho restrito das redes sociais, ingressou no ambiente profissional e foi incorporado à versão online do Dicionário Oxford. A expressão se tornou tão conhecida que passou a representar uma geração e por isso foi escolhida como tema do Programa de Trainee 2015 da TOTVS.
“Procuramos profissionais que tenham sinergia com o jeito de ser TOTVS. Jovens inovadores, conectados e em busca de formas diferentes de fazer a mesma coisa. A selfie resume essas características e a interpretamos como a linguagem da nova geração. Na TOTVS procuramos também falar esta língua”, informa Daniela Cabral, executiva de RH da TOTVS.
O processo seletivo, desde a campanha de divulgação até as etapas em si, perpassa por esses conceitos. Na primeira fase o candidato ingressará em um ambiente de avaliação virtual, elaborado com base no conceito de gamificação, onde terá inúmeras informações sobre a história da TOTVS, segmentos de atuação e o jeito de ser da companhia. O objetivo dessa etapa é criar uma primeira interação entre o candidato e a TOTVS.
Muito além de chamar a atenção dessa geração, que utiliza a selfie como uma forma de falar de si, a empresa busca gerar identificação deles com a TOTVS. Por isso, a seleção conta com fases inovadoras, além das tradicionais dinâmicas de grupo e entrevistas.
Por médio desse processo a TOTVS procura identificar os valores dos inscritos e a maneira como eles lidam com as decisões do dia a dia. “A sinergia entre os valores dos candidatos e dos totvers é fundamental. Queremos selecionar os dez melhores profissionais, mas, além disso, procuramos despertar nos participantes o interesse em trabalhar na TOTVS”, explica Daniela.
Podem participar jovens formados entre dezembro de 2012 e dezembro de 2014 nos cursos de graduação em Economia, Administração de Empresas, Engenharia, Sistemas de Informação e Ciências da Computação com conhecimento em inglês.
O programa tem duração de um ano. Durante esse período o trainee terá experiências nas principais a áreas da companhia. Esse relacionamento possibilitará o conhecimento de todo o negócio, de ponta a ponta, capacitando-o para tomada de decisões. Após da finalização dessa etapa, o trainee será alocado em projetos específicos, alinhados a estratégia da empresa.
Campanha de divulgação
Toda a campanha do processo seletivo perpassa pela palavra conceito: selfie. Os trainees que ingressaram na companhia em 2014 gravaram um vídeo com uma câmera Go Pro contando o que esperavam do programa quando se candidataram, o que encontraram na TOTVS e o que esperam para o futuro. O vídeo será disponibilizado nas redes sociais da TOTVS. Além disso, a peça publicitária do Programa de Trainee 2015 também foi elaborada com base no mesmo tema e apresentará selfies de todos os trainees da última edição.
Sobre a TOTVS
Top provedor de software de gestão, plataforma e consultoria para empresas – com mais de 50% de marketshare no Brasil, liderança na América Latina* e sendo uma das maiores provedoras de ERP Suite do mundo -, a TOTVS é uma desenvolvedora de tecnologia e serviços para empresas de todos os portes. Considerada a 22ª marca mais valiosa do Brasil, segundo o ranking da BrandAnalytics, a TOTVS possui no país cinco filiais, 52 franquias, mais de 200 distribuidores e nove centros de desenvolvimento. No exterior, está presente em 39 países, entre filiais, franquias e dois centros de desenvolvimento (Estados Unidos e México).
Com o compromisso de tornar os seus clientes competitivos no mercado que atuam, oferece soluções para 10 segmentos. Suas operações são conduzidas por três conceitos: tecnologia fluída, essencialidade e ERP ágil, complementados por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços como Consultoria de Negócios, Cloud Computing e SaaS. Em 2013, registrou R$ 1,6 bilhão em receitas. Mais informações em www.totvs.com.
*Fonte: Gartner – “Market Share: All Software Markets, Worldwide, 2013”.