Home Mídia Corporativa Tecnologia prova que mulheres de Salto Alto tem mais problemas na coluna

Tecnologia prova que mulheres de Salto Alto tem mais problemas na coluna

por Agência Canal Veiculação

USO CONTÍNUO DO SALTO ALTO PODE CAUSAR PROBLEMAS NA COLUNA

Para muitas mulheres o salto alto é sinônimo de elegância e vaidade. Há quem use somente nos finais de semana ou em festas, porém, muitas não dispensam as sandálias e sapatos altos no dia a dia. No entanto, o que muitas mulheres não sabem é que o seu uso excessivo acarreta diversos problemas a coluna, uma vez que o salto altera a maneira de andar.

 
Segundo o Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), os ombros tendem ir para trás e a cabeça para frente, o que altera a angulação da coluna, podendo prejudicar o pescoço e a lombar. “Usar o salto alto três vezes por semana por 7 horas por dia pode causar problemas na coluna no futuro”, disse.

 
São considerados altos, os saltos acima de 15 centímetros. Os de 5 a 10 centímetros são medianos. “Os saltos acima de três cm, quando usados com muita frequência, podem causar dores na coluna. A dica para as mulheres que trabalham de sapato alto todos os dias devem manter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos e fazer alongamentos diários”, sugere o Dr. Mauricio Mandel.

 
A dor nas costas também pode ser evitada corrigindo a postura. “A postura incorreta pode agravar ainda mais a situação. Sentada ou em pé, a mulher precisa manter a postura correta, com as costas eretas”, alerta o neurocirurgião.

 
Além disso, a bolsa que é um acessório indispensável também pode contribuir para dor. “As bolsas pesadas costumam agravar as dores nas costas por justamente permanecer muito tempo no mesmo ombro. O ideal é usar uma bolsa que tenha duas alças e que se adapte bem ás costas”, ressalta o Dr.Mauricio.

 
Amenize os prejuízos do uso de salto alto
A dica é alternar os dias, ou períodos em que você os usa, com saltos mais baixos. Nos dias descanso, faça caminhadas e pratique esportes, os exercícios fazem com que os músculos não se atrofiem. Mas se você vive reclamando de dor nas costas, não deixe de procurar um especialista para verificar a causa, em alguns casos, o sapato alto pode ser o culpado pela dor.

 

Sobre o médico
Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) -www.mauriciomandel.com.br
Atualmente tem seu interesse voltado no conceito de Neurocirurgia Minimamente Invasiva. Está nova subespecialidade compreende a atenção de doenças do Cérebro e Coluna, focado em acessos cirúrgicos reduzidos, curta estadia hospitalar e rápido retorno a atividades cotidianas e ao trabalho.

Médico do Departamento de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP);Internato na Mayo Clinic College of Medicine, EUA;

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações