Com menos de três anos de mercado, a empresa já fechou parceria com a Samsung Eletronics e Sony Playstation, ganhou prêmios e expandiu para o exterior
Em janeiro de 2011, nascia em Manaus o Grupo Tap4. A empresa fundada por três amigos de faculdade – André Tapajós, Luciano Nunes e Mirel Pina – chegava ao mercado com a proposta de desenvolver aplicativos para smartphones e tablets nas plataformas modernas.
A empresa segue a tendência do mercado de tecnologia. Segundo estudos realizados pela IDC Analyze the Future, em 2015 o acesso à internet via dispositivos móveis será maior que em computadores e notebooks e o primeiro trimestre deste ano já atingiu a marca de 13,4 bilhões de downloads de diversos aplicativos em todo o mundo.
Com a premissa de inovar e desenvolver produtos criativos e de qualidade, em apenas três meses de mercado a TAP4 desenvolveu e lançou seu primeiro app, o “Receitas de Café do Pina”, que foi eleito pela Revista Info em 4º lugar na categoria “Estilo de Vida”.
Como resultado do sucesso deste aplicativo e de outros dois, a empresa ganhou a concorrência para desenvolver dois novos apps para a Globosat, o “Multishow” e o “Larica Total”, que foi considerado o melhor aplicativo da Globosat até então e, segundo a revista Isto É, estava entre os 10 melhores aplicativos do Brasil.
A Tap4 foi procurada por grandes players do mercado, como SporTV, Canal Off, GNT e Samsung Eletronics, que em 2012 fechou contrato com a empresa para o desenvolvimento de aplicativos Android exclusivos para o mercado latino americano.
“O Grupo Tap4, atualmente, é composto por oito sócios, todos com competências complementares e estratégicas para o negócio. Com um time multidisciplinar e altamente qualificado, a Tap4 se diferencia no mercado pela capacidade e habilidade de fazer apps e games com grande potencial de sucesso”, afirma André Tapajós, CEO da empresa, que conquistou em 2012 o prêmio “Micro Industrial do Ano” pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas.
Há cerca de um ano, a empresa incorporou a startup Petit Fabrik, empresa especializada em jogos mobile, e junto com ela adquiriu um portfólio de 15 jogos em desenvolvimento e uma engine própria para a produção de games em 2D, parceria esta que fez com que o Grupo Tap4 expandisse para o mercado global de games. Poucos meses mais tarde a Petit Fabrik já fechava uma parceria estratégica para a produção de jogos para o console Sony Playstation, a maior plataforma de games do mundo.
A expectativa para 2014 é consolidar-se no Brasil como uma das principais fornecedoras de soluções mobile para empresas e pessoas, por meio de projetos de outsourcing e produtos próprios. Além de finalizar a implementação das operações nos EUA e aumentar a exportação de software.
“Todos os investimentos realizados pela TAP4 no decorrer destes anos, foram de extrema importância para o crescimento e sucesso da empresa. Nos preocupamos em montar um time com expertise em importantes áreas do negócio e que fosse capaz de criar tecnologias importantes para o mercado mobile para serem utilizados em diferentes projetos. Fruto deste sucesso foi a expansão para São Paulo e Los Angeles”, finaliza Tapajós.
1 comentário
Uma excelente iniciativa.