Home Mídia Corporativa Stratasys ajuda alemã Seuffer a reduzir em 97% os custos

Stratasys ajuda alemã Seuffer a reduzir em 97% os custos

por Agência Canal Veiculação

Stratasys ajuda alemã Seuffer a reduzir em 97% os custos com ferramentaria e em 98% o tempo gasto no processo de fabricação

  • · Fabricante de peças para eletrodomésticos e veículos comerciais, a Seuffer usa moldes de injeção gerados em impressoras 3D Stratasys para produzir peças para testes funcionais;
  • · No processo tradicional, seriam necessárias 8 semanas para fabricar a peça ferramenta em metal, com ajuda de um CNC;
  • · Essa peça custa cerca de 40.000 euros, enquanto a peça impressa em 3D custa menos de 1000 euros.

A Stratasys (NASDAQ: SSYS), líder em fabricação de impressoras 3D e sistemas de produção para prototipagem e manufatura, anunciou que a Robert Seuffer, GmbH & Co. KG (Seuffer), fabricante alemã de peças para eletrodomésticos e veículos comerciais, passou a usar a impressão 3D da Stratasys no processo de fabricação, de modo a reduzir em 97% os custos de protótipos de peças moldadas por injeção e em 98% o tempo gasto neste processo.

O processo de produção de moldes por injeção é usado por fabricantes de todo o mundo com o objetivo de produzir peças feitas de diversos materiais (os termoplásticos são os mais comuns). Antes da fase de produção em massa, os protótipos permitem que se avalie o design da peça, o desempenho e a adequação do projeto. A capacidade de simplificar a criação de ferramentas para a produção de protótipos é mais um exemplo concreto de como a impressão 3D da Stratasys está revolucionando a manufatura.

?Na indústria automotiva, os protótipos de peças têm de ser testados em um ambiente que envolva peças mecânicas que se movam em um ambiente de alta temperatura”, explica Andreas Buchholz, responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Seuffer. ?Com a impressão em 3D da Stratasys, podemos criar rascunhos do molde de injeção em poucos dias e imprimir isso em 3D em menos de 24 horas, de modo a avaliar as peças. No processo tradicional, seriam necessárias oito semanas para fabricar a peça ferramenta de metal, com ajuda de um CNC. A peça convencional custa cerca de 40.000 euros, enquanto a peça impressa em 3D custa menos de 1.000 euros, o que representa uma economia de 97%.?

A Seuffer também utiliza a impressão 3D da Stratasys para a produção de moldes no processo termoadesivo, que são usados para aplicar poliamida de baixo ponto de fusão em placas de circuitos eletrônicos, criados com os materiais opacos rígidos Vero, da Stratasys. ?As empresas de todo o mundo buscam aumentar significativamente a eficiência dos processos de produção no lançamento de novos produtos e estão descobrindo os inúmeros benefícios da manufatura aditiva, também conhecida como impressão em 3D?, afirma Andy Middleton, gerente geral da Stratasys para a Europa, Oriente Médio e África. ?Cada vez mais os fabricantes adotam ferramentas impressas em 3D como solução complementar para moldes de injeção. Os protótipos não são utilizados somente para testar produtos de forma mais econômica, mas também para produzir peças sob medida.?

Veja este vídeo para saber como a adoção da impressão em 3D por parte da Seuffer está revolucionando o processo de produção de moldes por injeção desta empresa.

Sobre a Stratasys Ltd.

Stratasys Ltd. (Nasdaq: SSYS) é a entidade jurídica formada em 2012 pela fusão das empresas de impressão 3D Stratasys Inc. e Objet Ltd., baseadas respectivamente em Mineápolis, EUA e Rehovot, Israel. A empresa fabrica impressoras 3D e materiais para prototipagem e produção. Seus processos patenteados FDM® e PolyJet® produzem protótipos ou objetos fabricados diretamente de arquivos de CAD 3D ou de outros conteúdos 3D. Entre os sistemas incluem-se impressoras desktop 3D sob medida para desenvolvimento de ideias, uma série de sistemas para prototipagem e grandes sistemas de produção para manufatura digital direta. A empresa conta, desde junho de 2012, com mais de 130 materiais de impressão 3D, o que constitui a mais ampla gama da indústria. Esta oferta inclui 120 materiais proprietários de fotopolímeros baseados em jato de tinta e 10 materiais termoplásticos proprietários baseados em FDM. A Stratasys também fabrica impressoras Solidscape 3D e opera o serviço de manufatura digital RedEye. A empresa conta com mais de 1.100 funcionários, possui mais de 500 patentes concedidas ou pendentes de manufatura aditiva no mundo inteiro e já ganhou mais de 20 prêmios por sua tecnologia e liderança. Está online nos endereços: www.stratasys.com ou http://blog.stratasys.com.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações