Estrutura em nuvem é desenhada para manter alta disponibilidade e, em muitos casos, suportar picos de acesso e possibilitar ganhos de escala
De acordo com a Frost&Sullivan, o mercado de soluções em nuvem cresce a uma taxa de 40% ao ano e deve chegar a US$ 1,11 bilhão em 2017. A Stefanini, posicionada como uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, chancela as previsões da consultoria e investe nas ofertas de soluções na nuvem para melhorar CRM, força de vendas, campanhas de marketing, além de análise de tendências e comportamento de consumidores, além de ERPs mais leves, no modelo SaaS (Software as a Service).
Segundo Breno Barros, Head of Global Solutions Center da Stefanini, as áreas que não estão ligadas diretamente ao setor de TI, como por exemplo: marketing, P&D e vendas, são as que mais buscam e se beneficiam deste modelo. “Com a diversidade de soluções em nuvem, altamente especializadas e prontas para uso imediato, estas áreas vem cada vez mais adotando essas soluções, sem mais depender da TI interna. Esse tipo de comportamento é muito importante para as empresas diminuírem o risco de experimentação de novas estratégias de negócios com um ótimo custo-benefício e redução de time-to-market”, explica Barros.
O executivo lembra, que essa experimentação de novas estratégias de negócios está ligado ao fato que a grande maioria das soluções SaaS já trazem tecnologias de ponta embarcadas, tal como integração com mídias sociais, mobilidade e big data, que catalisam a presença e geração de valor no mundo digital, acelerando a transformação e inovação dos negócios. Estima-se que até 2016, 75% do fornecimento da TI para organizações será baseado em cloud, sendo 39% em nuvem privada, 21% no formato gerenciado por terceiros e 15% em pública. A TI, da forma como é conhecida atualmente, irá representar aproximadamente 25% do fornecimento às organizações.
Um serviço em nuvem é desenhado para manter alta disponibilidade e, em muitos casos, suportar picos de acesso e possibilitar ganhos de escala para tolerar o ambiente de forma segura, para não impactar os negócios cada vez mais digitais. “As soluções de Cloud atualmente é o que temos de mais próximo para alcançar uma Eficiência Operacional, ou seja, fazer mais com menos, buscado por todas as empresas em um cenário de instabilidade econômica global que vivemos, principalmente agora em 2015”, diz Barros.
Entre os principais motivos que levam as empresas a aderirem à nuvem estão o menor custo de suporte e operação, modalidade de pagamento por uso dos sistemas e menos preocupação com atualizações tecnológicas. “É comum algumas empresas sofrerem com altos custos de infraestrutura, além de riscos que trazem grandes impactos financeiros. O tempo de parada de um sistema corporativo pode trazer perdas, muitas vezes maiores que todo o custo de infraestrutura envolvido. Com a complexidade de alguns sistemas estes riscos aumentam. Para atender essas necessidades, a Stefanini oferece soluções em Cloud que ajudam a diminuir os riscos e contribuem para a segurança das empresas”, conclui Barros.
Sobre a Stefanini:
A Stefanini (www.stefanini.com) é uma multinacional brasileira com 28 anos de atuação no setor de Serviços em TI. Totalmente verticalizada por segmento de indústrias, a consultoria possui grande expertise no mercado financeiro (atende as dez maiores instituições financeiras do País), telecomunicações, seguradoras e setor público.
Presente em 34 países, sua oferta de serviços abrange Consultoria, Integração, Desenvolvimento de Soluções e Outsourcing para Aplicativos e Infraestrutura; e ainda BPO para processos de negócios. Reconhecida mundialmente, a Stefanini está entre as 100 maiores empresas de TI do mundo (BBC News) e foi apontada como a quarta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral.