Juliana Su, vice-presidente global de Setores Emergentes e Operações da Openet, irá promover palestra sobre inovações tecnológicas na área da Saúde
A irlandesa Openet, fornecedora de software e serviços para o mercado de Telecomunicação, anuncia sua participação no Futurecom, evento que acontece de 13 a 16 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Na oportunidade, Juliana Su, vice-presidente global de Setores Emergentes e Operações da Openet, irá promover palestra sobre inovação de TI para área da Saúde e a companhia irá mostrar tecnologias de VoLTE ( voz sobre LTE), WiFi Offload e virtualização.
Com relação ao VoLTE, a Openet irá mostrar uma ampla gama de softwares que permite às operadoras: estar melhor equipadas para competir nos segmentos de mensagem e OTT VoIP; consigam consolidar despesas da rede; forneçam novos serviços como, por exemplo, o Rich Communications Suite (RCS) que inclui mensagens e chamadas em vídeo.
Wi-fi offload
De olho na expansão do número de antenas para oferta de serviços WiFi por parte das operadoras móveis e também fixas, Openet também irá mostrar sua plataforma de WiFi Offload durante a Futurecom. A solução é um módulo (Interaction Gateway) de uma de suas plataformas, a Dynamic Services.
A oferta de Offload visa à otimização de tráfego WiFi, além de aplicar a inteligência das políticas da operadora para redes heterogêneas (HetNets), das quais as operadoras poderão se beneficiar com a viabilidade de planos de serviços adicionais e com maior visibilidade. Ainda, as operadoras poderão obter mais informações sobre os assinantes e conquistar novas oportunidades de geração de receita – e não apenas promover a comutação da rede 3G para a rede WiFi.
A plataforma da Openet é totalmente compatível com os padrões 3GPP Access Network Discovery e Selection Function (ANDSF – Função de Descoberta e Seleção de Rede de Acesso) que permitem aos dispositivos dos consumidores finais descobrirem e se comunicarem com redes que não sejam 3GPP, como WiFi ou WiMAX. O sistema WiFi Offload da Openet permite que os servidores das operadoras interajam com os dispositivos móveis dos usuários e coordenem a seleção da rede, podendo informar aos consumidores sobre a qualidade do sinal da rede WiFi/rádio, ou, por exemplo, dar detalhes do contrato do plano de serviço do assinante.
De acordo com Antonio Júnior, vice-presidente de Vendas para América Latina da Openet, a busca pelo ANDSF está aumentando sensivelmente, não somente por parte das operadoras móveis, mas também por parte dos provedores de serviços, agregadores de WiFi e empresas de linha fixa com a possibilidade de melhorar a qualidade do serviço para o consumidor final. Para o executivo, com o sistema de WiFi Offload é possível à operadora obter internamente o melhor gerenciamento e ter visibilidade podendo, por exemplo, verificar congestionamento nas células; definição de grupos de acesso privilegiado; prover oferta em tempo real de novos pacotes etc.
Júnior explica que as operadoras que já estão oferecendo redes 4G, por exemplo, podem usar a rede WiFi para conquistarem clientes que pretendem consumir a banda larga de última geração, uma arma importante para as operadoras que lutam para ganhar clientes de alto valor. “As operadoras podem usar o WiFi como parte de suas ofertas de mobilidade, seguindo a tendência das HetNets”, aponta.
Virtualização
A Openet também irá mostrar no evento sua infraestrutura de BSS virtualizada. Essa solução possibilitará às operadoras monetizar novos recursos, incluindo gerenciamento de VoLTE com QoS, ter planos de dados compartilhados, e dados patrocinados em questão de semanas (ao invés de meses ou, em alguns casos, anos com sistemas legados tradicionais). Ao remover a necessidade de criar um ambiente totalmente baseado em hardware, a Openet simplificou o processo de implementação de sistemas BSS, permitindo que as operadoras consigam dar foco na criação de novas oportunidades de receita e em melhorias.
Serviço: Futurecom
Data: 13 a 16 de outubro
Onde: estande da Openet fica localizado à Rua i18
Mais informações: www.futurecom.com.br
Sobre a Openet
Desde a introdução dos serviços de dados móveis em 1998, a Openet tem ajudado provedores de serviço a capitalizarem oportunidades e ultrapassarem desafios. Com a pressão competitiva em franca aceleração, os provedores de serviços confiam no software da Openet para evoluírem seus modelos de negócios em smartphones de rede, dispositivos M2M e serviços terceirizados. O portfólio da Openet combina controle de políticas e cobrança com interação de dispositivo e de terceiros, para permitir modelos de cobrança inovadores, controlar custos operacionais e personalizar serviços. Mais de 80 dos maiores provedores de serviço no mundo em 28 países usam o software de alto desempenho da Openet. Para obter mais informações, acesse www.openet.com.