Home Mídia Corporativa Siemens fornece projeto completo de usina termoelétrica na Argentina

Siemens fornece projeto completo de usina termoelétrica na Argentina

por Agência Canal Veiculação
  • A usina termoelétrica Guillermo Brown contará com linhas de transmissão de alta tensão e soluções completas de fornecimento de combustível
  • Serão instaladas duas turbinas a gás da classe F com capacidade de geração de 580 MW
  • O contrato que inclui serviços de manutenção é de aproximadamente US$ 800 milhões

A Siemens foi a empresa escolhida para fornecer soluções e equipamentos para a construção e instalação da usina termoelétrica Guillermo Brown, na cidade de Bahia Blanca, na província de Buenos Aires, na Argentina. O volume do pedido feito pela Fideicomiso Central Termoelectrica S.A., que inclui soluções de fornecimento de combustível, transmissão de energia e contrato de serviços de manutenção de dez anos, é de aproximadamente US$ 800 milhões.

O núcleo da nova usina termoelétrica consistirá em duas turbinas a gás SGT5-4000F. Juntas, elas terão uma capacidade de geração de cerca de 580 megawatts (MW). A turbina a gás SGT5-4000F tem como características alto desempenho, baixo custo de geração de energia, longos intervalos entre as inspeções principais e design de fácil manutenção.

Batizada com o nome de um almirante argentino, a usina termoelétrica Guillermo Brown contará com dois geradores SGen5-1000A em configuração de ciclo simples. Além disso, a Siemens também fará as obras de infraestrutura no porto para a descarga de combustível e fornecerá as linhas de transmissão de alta tensão, a subestação e os dutos de combustível para a usina. O início da operação está previsto para o primeiro semestre de 2015.

?Este pedido é um dos maiores que recebemos da América do Sul e mostra a confiança dessa região nos nossos produtos e soluções comprovados. A Argentina é um mercado fundamental para a Siemens e estamos orgulhosos por termos sido selecionados como fornecedores para esse importante projeto de usina termoelétrica?, disse Martin Tartibi, Vice-Presidente Executivo da Siemens Energy Solutions para as Américas.
Nos últimos anos, a Siemens forneceu diversas usinas elétricas para a Argentina, entre as quais as usinas Campana, Timbues, Brigadier Lopez e Ensenada. Juntas, elas possuem uma capacidade de geração de eletricidade de cerca de 3.000 MW. Prevê-se que a capacidade instalada da Argentina, que hoje é de aproximadamente 30.000 MW, aumentará muito nas próximas décadas. Por volta de 50% das usinas serão a gás.

As usinas elétricas de ciclo combinado de alta eficiência fazem parte do Portfólio Ambiental da Siemens. No exercício fiscal de 2012, a receita desse Portfólio totalizou cerca de ? 33 bilhões, fazendo da Siemens um dos maiores fornecedores mundiais de tecnologias ecologicamente corretas. No mesmo período, nossos produtos e soluções permitiram aos clientes reduzir suas emissões de dióxido de carbono (CO2) em mais de 330 milhões de toneladas, valor equivalente à soma das emissões anuais de CO2 das cidades de Berlim, Cingapura, Déli, Hong Kong, Istambul, Londres, Nova York e Tóquio.

Sobre o Grupo Siemens no Brasil
A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento.

 

O Setor Energy da Siemens é o fornecedor líder mundial de uma gama completa de produtos, serviços e soluções para a geração de energia em usinas termelétricas e renováveis, para linhas de transmissão de energia e para a extração, processamento e transporte de petróleo e gás. No ano fiscal de 2011 (encerrado em 30 de setembro), o Setor Energy registrou receitas de EUR24.9 bilhões e recebeu novos pedidos totalizando cerca de EUR31.8 bilhões e um lucro de EUR3.9 bilhões. Mais informações estão disponíveis em: www.siemens.com.br/energia

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações