Mobilidade requer atenção dos executivos de TI para garantir uma infraestrutura adequada
Com o crescimento do mercado de mobilidade, as empresas têm dado atenção à construção de aplicativos móveis para clientes, colaboradores e parceiros. Usabilidade, baixa exigência de software e hardware, interface gráfica moderna e suporte abrangente a diversos modelos de smartphones e tablets têm sido o centro dos investimentos. Essas preocupações e cuidados são extremamente válidos, mas não podem roubar todas as atenções. “O que muitas vezes não tem recebido a devida importância é a necessidade de preparar a infraestrutura de TI da empresa para receber os acessos advindos dos aplicativos móveis. A ausência dessa análise prévia – hardware e software – pode levar à entrega de uma aplicação que não atende à expectativa dos usuários e das áreas de negócio da instituição”, explica Pedro Britto, diretor comercial da eWave do Brasil.
Segundo Britto, caso o Data Center da empresa não esteja preparado adequadamente para processar de forma rápida e segura as requisições provenientes do novo aplicativo móvel, pode haver erros ou demora no processamento desses dados, além de colocar em risco a segurança de informações sigilosas que eventualmente façam parte desse processo (senhas de acesso, itens cadastrais, números de cartão de crédito etc.). A consequência dessas falhas pode ser desde o impacto negativo na imagem da empresa junto aos usuários do novo aplicativo até o roubo de dados confidenciais.
“Garantir a segurança de dados – corporativos e também dos usuários – implantar uma arquitetura flexível de TI e garantir rápida resposta e alto grau de estabilidade são os principais desafios tecnológicos que as organizações enfrentam ao embarcarem na jornada para disponibilizar aplicativos móveis eficientes e que gerem resultado real para os negócios e para os usuários”, comenta Bruno Kilian, arquiteto de soluções da empresa.
Ou seja, os investimentos em aplicações móveis são uma ótima oportunidade de crescimento dos negócios, aproximação com clientes e novos mercados. Entretanto, se realizado sem o devido suporte técnico e devida evolução nos ambientes internos de TI da empresa, o resultado pode ser exatamente o oposto: de um lado, clientes insatisfeitos com aplicativos lentos, sem segurança e que não cumprem as expectativas em seus dispositivos móveis; de outro, empresa sobrecarregada, sem conseguir atender adequadamente nem a demanda de mobilidade nem o ambiente local de TI.
“O planejamento prévio adequado para este investimento, porém, pode garantir o ambiente ideal para a geração de bons negócios por meio de aplicações móveis. Com soluções modernas do mercado, é possível implantar aplicações móveis que seguem padrões de qualidade comprovada, garantir segurança dos dados e facilidade de manutenção do ambiente e das aplicações e, ao mesmo tempo, reduzir a complexidade do ambiente de TI e os custos operacionais, melhorando ainda o nível de serviço entregue pelos aplicativos móveis aos usuários”, explica o especialista.
Sobre a eWave
A eWave do Brasil é uma empresa provedora de soluções de Tecnologia da Informação, especialista em desenvolvimento, implantação e integração de sistemas. Atua tanto no segmento corporativo privado quanto em entidades governamentais, contando com amplo portfólio nas áreas de administração pública, Smarter Cities, segurança e tecnologia antifraude, mobilidade, gestão de negócios, entre outras soluções de TI, como alocação de profissionais e desenvolvimento de software.
Parte da multinacional israelense The eWave Group, atua desde 2006 e possui escritórios em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). O rol de clientes da eWave já soma mais de 100 das principais empresas do Brasil, com nomes de peso de diversos segmentos de mercado.