Serigrafia SIGN FutureTEXTIL é sucesso em público qualificado e reafirma sua posição de maior feira serigráfica e de comunicação visual do País
Evento reuniu 600 marcas expositoras e mais de 45 mil visitantes, que conferiram de perto todas as novidades, tecnologias e tendências do setor
Como já era esperado, a 22ª edição da feira serigrafia SIGN FutureTEXTIL superou todas as expectativas. Recorde de público qualificado e em área de exposição o evento reuniu os principais fabricantes nacionais e internacionais das áreas de serigrafia, comunicação visual, impressão digital e têxtil, levando ao público os últimos lançamentos em suprimentos, substratos e equipamentos do setor.
Com 36 mil metros quadrados de área de exposição, quatro mil a mais que o ano anterior, os visitantes tiveram acesso a uma diversidade incrível de produtos que vão desde pequenos equipamentos para o setor de personalização até impressoras digitais para grandes formatos, com alta tecnologia, transformando o evento no maior das Américas e único capaz de reunir as mais diferentes indústrias. Durante os quatros dias de feira, profissionais de estamparia, decoração, brindes, gráficas de grandes formatos, agências de marketing e publicidade, da indústria automotiva, entre diversos outros setores, visitaram o evento e tiveram acesso a tecnologias de todos os tamanhos e para todos os bolsos.
Caso da Imprimax que aproveitou a ocasião para lançar uma nova tecnologia para envelopamento de automóveis, patenteando o produto que parece tinta e tem o mesmo processo para aplicação, mas que após secagem se transforma em uma película.
Já a Fremplast trouxe a linha EvaPint de tintas solvente, especialmente formuladas para aplicação em EVA, derivados de látex e bexigas de festa e a linha Atlhetic Print, à base dágua, para impressão em bolsas e calçados.
Quem pretende abrir ou trabalha em uma estamparia também encontrou diversas opções de máquinas, películas e insumos com efeitos diferenciados na serigrafia SIGN FutureTEXTIL. O estande da Flockcolor foi uma opção lá o visitante conferiu não só máquinas de serigrafia e prensas térmicas para estamparia como também equipamentos de flocagem, que garantem efeito aveludado nas peças de roupas e objetos diversos.
O empreendedor do setor promocional e de brindes também teve participação ativa no evento. Produzir peças como adesivos, chaveiros, canecas, bonés, bandeiras e chinelos também está em ascensão, com o investimento recompensado por uma demanda que dura o ano todo e o mercado ainda recebe impulsos em eventos como festas sazonais, eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas, sejam no Brasil ou em outros países. No estande da F1 Suprimentos o visitante conheceu toda a linha de produtos para personalização, além de máquinas para sublimação em superfícies cilíndricas, como canecas e squeezes.
E para quem tinha mais capital para investir buscou equipamentos para impressão digital. A Cromajet expos, além das tintas digitais sublimáticas e solventes, impressoras EPSON 9700 e EPSON GS6000, além de uma vasta linha de acessórios para profissionais da área de comunicação visual.
As gigantes Epson e HP também marcaram presença com seus equipamentos. Entre eles, a Sure Color SC30670 da Epson, uma impressora de quatro cores que pode atingir velocidade de impressão de até 57 metros quadrados por
hora. A feira é a maior do setor e projeta a imagem da Epson para quem consome nossos produtos de grande formato. O público é muito qualificado, e conseguimos mostrar ao vivo as vantagens dos equipamentos, relata Evelin Wanke, especialista de grandes formatos da empresa.
A HP, tradicional no mercado de impressão digital, apresentou equipamentos com a mais alta tecnologia em tintas látex e UV entre eles, os modelos Designjet L26500 e L28500, que imprimem em mais de 500 tipos de mídias e são ideais para materiais de pontos de venda, sinalização em tecidos, envelopamento de veículos e outras aplicações. A empresa também trouxe sua linha de impressoras HP Scitex, látex e UV. A feira permitiu aos fornecedores um contato mais próximo com os clientes, além de apresentar uma infinidade de aplicações para que os provedores de serviço de impressão possam pensar em novas oportunidades de negócios com nossos equipamentos, afirma Edissa Furlan, gerente de comunicação e marketing da HP.
O evento também contou com um ciclo de workshops para os profissionais que buscavam esclarecer dúvidas, conhecer novas tecnologias, adquirir conhecimento técnico e debater as tendências de mercado. Ao todo, 250 participantes acompanharam nove temas abordados por profissionais das maiores e mais renomadas empresas de silk e sign do país. Uma das palestras mais procuradas foi sobre a qualidade nos trabalhos de transfer, ministrada por Renato Gonçalves, gerente técnico da Papéis Havir. O bate-papo sobre as melhores técnicas de adesivação, conduzido por Fábio Augusto Albrecht, da Preto Fosco Envelopamento Automotivo, também teve coro elevado.
Outra novidade que agitou a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL foi a realização do #2 Campeonato Brasileiro de envelopamento Automotivo (Cambea), idealizado pela Alko que tem como objetivo incentivar o mercado de adesivação e reconhecer o profissional que faz do carro uma obra de arte. Foram vinte e sete participantes que tentaram apresentar a melhor qualidade na adesivação de um veículo, em menor tempo e dentro dos parâmetros pré-estabelecidos pelos jurados. Para Marcelo Souss, diretor da Alko, a parceria com a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL surpreendeu. Nossas
expectativas como expositor e idealizador do Cambea foram superadas. O evento conseguiu congregar toda a cadeia, recebemos visitantes de toda a América, sem contar o sucesso do Cambea. Ele foi criado para estar aqui.,
completa.
A equipe Stylo Comunicação Visual, de São Paulo, foi a grande vencedora do campeonato, seguida pelas equipes Divulg Visual, de Porto Alegre, e Fosco Maníacos, de Diadema. Já na modalidade Cambea Fast, que consistiu em provas
de velocidade, o vencedor foi Altamir, da empresa Preto Fosco de Jundiaí SP. O participante completou o envelopamento do capô de um carro em apenas 4 minutos e 56 segundos, sendo o mais rápido da categoria e batendo o
recorde mundial de Justin Pate.
O fato é que a edição de 2012 reforçou o evento como sendo uma grande plataforma de negócios para os mercados de silk e sign, servindo de vitrine para os expositores como a fabricante de autoadesivos Colacril. Para nós é sempre muito importante participar da feira, e neste ano não foi diferente, pois tivemos a oportunidade de apresentar nossas novidades e lançamentos, consolidar nosso posicionamento nesse relevante segmento e receber muitos clientes e prospects em nosso estande, afirmou Patrícia Lombardi, gerente de Marketing da empresa.
Já Thiago Dodorico, coordenador de marketing da Sign Supply colocou a feira como impulsionador do calendário do setor. A Serigrafia SIGN FutureTEXTIL traz um público com grande potencial de compras e ainda tem uma
característica especial, pois o calendário do nosso mercado, diferente de outros, vai de Julho a Junho devido ao poder da feira de reunir a cadeia.
Todos os clientes se programam de Janeiro a Junho para vir ao evento com potencial de compra. É inacreditável o movimento que a feira cria no setor.
Cauê Contartezi, da empresa Saturno, também voltou para casa com a certeza de ter colhido bons resultados. A feira nos propiciou visitas acima da expectativa e o que impressionou muito foi à vinda de visitantes internacionais. O evento nos trouxe um público altamente qualificado e com grande potencial de abertura de novos negócios. Este ano iniciamos um novo projeto e entramos na área digital. Trouxemos máquinas e tintas para este mercado e conseguimos vender todos os equipamentos expostos, já temos encomendas até para o pós feira, completa.
Também satisfeitos com o evento, visitantes do Brasil todo realizaram negócios que fortaleceram suas empresas, caso do Valison de Sousa Costa, diretor da Summer Clothes, de Tocantins, que veio para o evento com um grupo de 15 empresários da região à procura de novas tecnologias para estamparia. Fechei três grandes negócios durante o evento e realmente acho que vale o investimento para visitar a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, pois ela é a porta de entrada deste mercado.
A feira também foi palco para o lançamento da Ipex Digital Latin America. Após uma extensa pesquisa, reuniões e consultas com o mercado gráfico entre os anos de 2010 e 2011 e também durante a Feira Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, a BTS Informa, anunciou o lançamento oficial da Ipex. Evento 100% focado em Production Digital Commercial Print e que trará as marcas, seus clientes e o consumidor final para que todos tenham uma visão sobre o que a indústria pode oferecer, dando atenção especial sempre ao cliente do cliente.
A Ipex mostrará às agências e publicações como a impressão digital e os dados variáveis ââpodem melhorar o retorno da campanha, integrar os canais de marketing e encontrar novas maneiras de agregar valor aos clientes.
Site IPex: www.ipexdigital.com.br
Organizada pelo segundo ano consecutivo ano pela BTS Informa, uma das
maiores promotoras de eventos e feiras de negócios do país, a feira
Serigrafia SIGN FutureTEXTIL aconteceu entre os dias 18 e 21 de julho, no
centro de exposições Expo Center Norte, em São Paulo.
1 comentário
participei do Campeonato sai de Altamira para Sao Paulo só Mostrar o meu trabalho e diser pessoalmente que eu inventei o Envelopamento,eque tenho a primeira reportagem do mundo sobre o envelopamento.a feira foi ótima.Obrigado.