Grupo Empresarial Especializado em Cirurgia e Estética Corporal possui uma equipe interna de mais de 10 profissionais que monitoram todos os canais a cada minuto
Enquanto diversas empresas buscam entender melhor as mídias sociais para atuar de forma mais efetiva, a Pró-Corpo Estética, rede de franquias de clínicas de estética e beleza, já nasceu com essa inteligência – atuando no espaço virtual de forma estratégica. De 2006 para cá, os resultados obtidos pela empresa são considerados um case de sucesso.
A empresa investe mais de R$ 2,5 milhões ao ano em campanhas no Google, Facebook, Instagram, Youtube, entre outros. Uma equipe interna de mais de 10 profissionais especializados em comunicação nesses canais monitora as informações e consegue cruzá-las proporcionando tomadas de decisão mais rápidas e focadas.
Com o olhar sempre no futuro, Marisa Peraro, presidenta da Pró-Corpo Estética consegue identificar tendências e se antecipar frente as concorrentes. Inclusive, é a única no setor de estética que possui uma equipe de marketing digital internamente. “Quando abri a clínica já tinha a percepção de que as redes sociais era um meio de conquistar e manter clientes. Por isso, assim que consegui investir no setor montei uma equipe para cuidar dessa área, que inicialmente eu e o meu marido tocávamos sozinhos. E hoje, apesar de ter menos tempo, pois estou focada em outras frentes, continuo participando bastante do dia a dia”, explica a executiva.
Prova que a Pró-Corpo encontrou o caminho e hoje se beneficia das redes sociais para se tornar mais competitiva no mercado é que 70% do faturamento da empresa estão ligados aos clientes oriundos do marketing digital. Por meio dessa relação, a empresa consegue identificar quais os links mais clicados, as promoções mais acessadas, os caminhos que ele percorreu no portal. Com gráficos e relatórios na tela, o coordenador de marketing digital, Vinicius do Val acompanha todos esses dados e consegue decidir com mais segurança quais os investimentos irá fazer em cada canal.
O andamento desse trabalho analítico e estratégico é acompanhado de perto pelo Diretor de Marketing, Luiz Perez que orienta a equipe com base no conhecimento amplo do planejamento da empresa que envolve outras áreas de negócio. “Monitoramos mais de mil campanhas por cidade que já possui unidade da Pró-Corpo. Nosso trabalho é focado no comportamento de busca do cliente em cada praça e, por isso, conseguimos atingir ótimos resultados. Enquanto a maioria das grandes empresas enxerga o marketing digital como algo num futuro distante, nós fazemos dele uma discussão diária e natural para a Empresa, comenta Perez.
Investir para crescer
O fato da Pró-Corpo ter o controle desse fluxo de informações faz com que o projeto de franquias se torne ainda mais atraente para investidores, pois a empresa consegue garantir agenda cheia de clientes – fator predominante para que a operação seja sustentável. De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, 22% das pequenas empresas brasileiras encerram as suas atividades todo ano e o principal motivo é a falta de clientes.
A empresa registra uma movimentação de 200 pessoas por cada unidade da rede, totalizando em 4,5 mi atendimentos por mês. Mas esse cenário se deve também a outros diferenciais como única clínica com salas individuais, preços e condições de pagamento acessíveis, avaliação gratuita com profissionais especializadas, acompanhamento nutricional e ainda Personal Estetic também sem custo.
“Os empreendedores que investem na marca levam em consideração todos esses pontos. Inclusive, auxiliamos com pesquisas que ajudam na escolha do ponto, além dos treinamentos constantes da equipe contratada para gerenciar a clínica”, comemora Marisa Peraro. “Um ponto interessante é que temos casos de franqueados que recuperaram o valor investido em oito meses”, completa.
A Pró-Corpo formatou o negócio para que o investidor não precise se afastar do seu trabalho. Para isso, capacitam os gerentes da unidade para que eles consigam conduzir as atividades reportando tudo ao franqueado – que pode supervisar o andamento da clínica mesmo à distância.
Ao todo, a rede possui 20 franquias, e o plano é ampliar a atuação em todo o país. O otimismo se deve, principalmente, aos números apresentados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). De acordo com a entidade, o setor de beleza teve o maior faturamento no mercado de franquias do Brasil -, com um crescimento de 23,9%.
Sobre a Pró-Corpo Estética
A Pró-Corpo Estética, empresa fundada em 2006, é especializada no segmento de serviços de estética e beleza, com os mais elevados padrões e conceitos de qualidade, eficiência e tecnologia.
Com o desenvolvimento e sucesso da marca, a Pró-Corpo Estética reforça seu posicionamento junto ao mercado e se lança à conquista de novos clientes por meio da formatação do negócio via sistema de franchising. Atualmente a rede possui 20 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.