Home Mídia Corporativa Pesquisa aponta interesse dos executivos de TI por arquiteturas multi nuvem em 2015

Pesquisa aponta interesse dos executivos de TI por arquiteturas multi nuvem em 2015

por Agência Canal Veiculação

De acordo com o levantamento, 77% dos tomadores de decisão no setor planejam implementar arquiteturas multi nuvem nos próximos 12 meses

A Equinix, Inc. (NASDAQ: EQIX), empresa global de interconexão, data center e representada pela Alog no Brasil, divulga estudo sobre as tendências globais para as estratégias relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em 2015. Conduzida pela Dimensional Research, a pesquisa foi realizada com mais de 650 tomadores de decisão no setor de TI do Brasil, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Cingapura e países da América do Norte. O levantamento revela que 77% dos executivos planejam implementar arquiteturas multi nuvem no próximo ano. Além disso, indica a busca por ambientes de colocation em data center em função da possibilidade de conexão direta com múltiplos fornecedores de nuvem – para maior segurança, confiabilidade e desempenho.

De acordo com Ihab Tarazi, CTO da Equinix, a velocidade com a qual as estratégias multi nuvem tornam-se cada vez mais comuns é o aspecto mais surpreendente deste estudo. “As organizações descobriram que o colocation oferece retorno de investimento significativo para a otimização de WAN e fica claro que a adoção deste modelo aumentará ainda mais este retorno”, completa.

De Uma Nuvem para Várias

Os entrevistados sinalizaram o interesse em utilizar diversas nuvens, geograficamente dispersas, no ano de 2015. 74% deles já preparam, inclusive, seus orçamentos para migrar para a chamada multi nuvem. Nos próximos 12 meses, aplicações de negócios como armazenamento/backup, disaster recovery e business inteligence (BI) deverão operar na nuvem e muitas destas serão direcionadas para fornecedores de colocation.

85% dos executivos apontaram a segurança como um dos maiores desafios das empresas em migrar para nuvem – desempenho e confiabilidade foram fatores mencionados na sequência. Boa parte dos entrevistados mencionou as conexões diretas para nuvem (aquelas que não passam pela internet pública) como as mais indicadas para contornar a questão da segurança.

 

Destaques

  • Para este levantamento, foram entrevistados executivos de TI (44%), gerentes de TI (54%) e fornecedores deste segmento (2%);
  • 91% das novas ofertas baseadas em nuvem serão utilizadas nas empresas onde os entrevistados trabalham;
  • 45% dos novos aplicativos baseados na nuvem operarão em fornecedor externo de colocation;
  • 87% afirmam que uma boa interconexão é necessária para atender os objetivos de desempenho em nuvem;
  • 85% reforçam a importância de conexões diretas com provedores de nuvem – segurança é o principal atributo associada à este modelo;
  • 74% dos executivos esperam ter orçamento expressivo para serviços de nuvem em 2015.

Sobre o Grupo Alog:

A Alog Data Centers do Brasil é uma das principais operadoras de serviços de data center do País. Atende mais de 1.500 clientes corporativos em seus quatro data centers – todos com certificação SAP Infrastructure Operations Services – nas cidades do RJ, SP e Tamboré. Combinados, eles somam 33 mil m² de área construída com capacidade para mais de 100 mil servidores.

 

A Alog é o único data center no Brasil com espaço disponível para grandes projetos de Colocation, Data Center Container e instalação de grandes antenas. Além disso, os projetos corporativos de alta complexidade de Hosting Gerenciado e cloud computing continuam como foco da Alog. A empresa é a única em seu segmento com dois sites certificados Tier III em diferentes estados e a primeira brasileira a obter o reconhecimento Cool Vendors pelo Gartner.

 

A Alog conta hoje com mais de 650 profissionais qualificados para prestação de serviços especializados, segue as orientações do ITIL, tem a certificação TIER III em dois de seus sites, os selos SSAE16 tipo II e ISAE3402 tipo II e qualidade assegurada por um sistema de gestão certificado pela ISO 9001:2008.

Em fevereiro de 2011, a Alog vendeu 90% de seu capital para a empresa norte-americana Equinix, Inc, fornecedora global de serviços de data centers, passando a ser uma Plataform EquinixSM Company. A fusão contou com a participação da Riverwood Capital, uma empresa de privaty equity global que investe em empresas de tecnologia. Em Julho de 2014, a Equinix concluiu a aquisição total da Alog ao comprar as partes da Riverwood Capital e dos outros acionistas minoritários em transação comercial de US$ 225 milhões.

 

A Equinix, Inc. (NASDAQ: EQIX) conecta mais de 4.500 companhias diretamente com seus clientes e parceiros ao redor do mundo através de uma plataforma global de data centers. Atualmente, os negócios alavancam a plataforma de interconexão da Equinix em 32 mercados estratégicos nas Américas, EMEA e Ásia-Pacífico. Saiba mais em: www.equinix.com

 

Esse press release contém declarações que envolvem riscos e incertezas. Resultados atuais podem variar das expectativas discutidas nestas declarações. Os fatores que podem causar essas diferenças incluem, mas não se limitam a: desafios de aquisição, operação e construção de centros IBX e desenvolvendo, homologando e entregando os serviços Equinix, custos inesperados ou dificuldades relacionadas à integração das companhias que nós adquirimos ou vamos adquirir; falha na obtenção de lucro significativo de clientes em data centers que foram construídos ou adquiridos recentemente; falha ao completar qualquer acordo financeiro contemplado de tempos em tempos; competição entre concorrentes existentes e novos; a habilidade de gerar fluxo de caixa suficiente ou então, obter fundos para cobrir novas ou grandes dívidas; a perda ou desistência de acordos de negócios com nossos principais clientes; e outros riscos descritos eventualmente pela Equinix na Securities and Exchange Commission. Para mais detalhes, consultar os relatórios trimestrais e anuais da Equinix na Securities and Exchange Commission, as cópias estão à disposição após a solicitação para a Equinix. A Equinix não assume qualquer responsabilidade de atualizar as declarações contidas nesse press release.

Equinix e IBX são marcas registradas da Equinix, Inc.
International Business Exchange é uma marca registrada da Equinix, Inc.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações