Com foco nas empresas de distribuição, solução possibilita ao cliente explorar de forma mais completa e precisa sua área de atuação
São Paulo, 11 de agosto de 2016 – Em um trabalho de colaboração com seus clientes, a PC Sistemas desenvolveu a solução Inteligência Geográfica, ferramenta que une geo-localização à big data, para que distribuidores conheçam e trabalhem de forma mais efetiva os clientes, potenciais ou ativos, de sua região de atuação.
O novo software, que será comercializado como serviço na nuvem, reúne dados de senso socioeconômico, demográfico e do CNPJ de 30 fontes diferentes, como IBGE e juntas comerciais, em uma base unificada, onde as informações são cruzadas e filtradas e as menos relevantes, descartadas. Essas informações, então, são exibidas em uma única tela, mostrando as regiões pré-delimitadas, os clientes que já são atendidos e os potenciais novos negócios.
“Identificamos que muitos dos nossos clientes têm dificuldade para definir as regiões de atuação de suas equipes de vendas e que uma ferramenta que os auxiliasse nisso seria estratégico para o desenvolvimento de seus negócios. Assim, desenvolvemos a Inteligência Geográfica que, por meio de um sistema com dados de potencial socioeconômico e demográfico, analisa o negócio sob uma perspectiva geográfica, auxiliando o distribuidor a explorar, com total precisão, as regiões em que atua”, explica Ademar Alves, diretor executivo da PC Sistemas.
A maior vantagem em ter uma visão completa do potencial comercial de uma determinada área é a possibilidade de uma tomada de decisão muito mais dinâmica. Além disso, o distribuidor consegue reduzir exponencialmente o custo logístico com o planejamento que a ferramenta possibilita, levando a entregas mais compactadas.
Outros benefícios para o usuário são o acompanhamento de todo o histórico dos clientes atuais, como quando foi sua última compra; o acompanhamento, em tempo real, da operação da equipe de vendas; e a possibilidade de adequar a agenda dos vendedores e entregadores, de forma a evitar visitas desconexas, que aumentam o custo de toda a operação.
“As principais consequências da adoção dessa ferramenta são o aumento de participação de mercado e de faturamento, mas outros efeitos podem ser sentidos, como uma melhora da qualidade de vida dos colaboradores, decorrente de um planejamento mais adequado”, completa Alves.
A solução, que tem integração nativa com o ERP WinThor, está em testes em clientes da PC Sistemas desde setembro de 2015 e foi apresentada ao mercado durante a APAS 2016.
Sobre a PC Sistemas
Há 30 anos no mercado, a PC Sistemas atua no desenvolvimento de softwares de gestão integrada (ERP) que atendem a toda a cadeia de abastecimento, incluindo soluções especializadas nas demandas atuais do varejo. Com mais de 4 mil clientes e 53 mil identidades que acessam seus sistemas, desde 2013, a PC faz parte do Grupo TOTVS, considerado o maior provedor de soluções de negócios da América Latina. As eficientes operações da PC com seu ERP são complementadas por um amplo portfólio de serviços, como consultorias especializadas e treinamentos. Mais informações www.pcsist.com.br.