O principal desafio das operações logísticas no Brasil é conseguir atender de forma eficiente a alta demanda de entregas, com precisão, qualidade e rapidez, tornando-se, assim, um agregador de valor aos clientes e não mais um gerador de insatisfações e reclamações.
A avaliação é de Alvair Torres, head de logística lean do Lean Institute Brasil. Segundo o especialista, por causa das inovações tecnológicas, das mudanças de hábitos de consumo e da pandemia, os setores de logística das empresas vem sendo cada vez mais demandados.
O crescimento do e-commerce brasileiro no primeiro semestre do ano passado, por exemplo, foi de 56,8%, alcançando R$ 41,92 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Em paralelo, houve um aumento de 285% nas reclamações sobre o setor em 2020, sendo “atraso” ou “não entrega” as maiores queixas dos consumidores, informou o Procon de São Paulo.
“As mudanças sociais estão exigindo que os setores de logística trabalhem cada vez mais com altíssimas variedades e volumes de produtos, em prazos cada vez mais curtos. Muitos desses setores não estão preparados para essa ‘explosão’ e pressão da demanda”, resumiu Torres.
Segundo o especialista, isso porque, de forma geral, a gestão tradicional da logística vê a operação de forma “segmentada”.
“Ela enxerga de maneira muito separada as operações: o recebimento, a conferência, o abastecimento do estoque, o planejamento das ondas de separação, a conferência, o faturamento, o transporte, a expedição… Cada um com a sua competência. Porém, a gestão tradicional não opera de forma correta as conexões entre essas operações. E é aí que surgem os principais problemas”, resumiu Alvair.
Para resolver essa falha estrutural, o especialista defende a adoção na logística do sistema lean, filosofia de gestão originária do modelo Toyota que visa, em resumo, aumentar a agregação de valor, eliminar desperdícios, resolver problemas e melhorar continuamente os processos.
Segundo o especialista, o sistema lean aplicado à logística supera o olhar segmentado da gestão tradicional ao analisar o fluxo como um todo, de ponta a ponta. Com isso, possibilita enxergar, processo por processo, as conexões entre eles, permitindo identificar problemas, buscar soluções e padronizar os processos para que não ocorram desvios.
“A gestão lean traz, entre outras coisas, o conceito de gerenciamento diário para a logística, na qual as equipes medem e analisam diariamente, de forma rápida e prática, a performance, visando ver os problemas assim que eles ocorrem e adotar soluções definitivas”, resumiu Torres.
Para o especialista, esse é o intuito do curso online “Gestão logística: atingindo alta performance com lean”, que o Lean Institute Brasil está lançando no mercado brasileiro.
Dividido em cinco grandes módulos, totalizando pelo menos oito horas de estudos, o curso fornece um panorama detalhado sobre como aplicar o sistema lean nas operações logísticas em toda a cadeia de suprimentos. Ele aprofunda o entendimento dos conceitos e práticas lean para esse setor. E ensina a acompanhar, a medir e a intervir, de forma lean, nos problemas mais típicos dessa área.
“Os profissionais aprendem a enxergar as causas dos problemas, a evitar que eles voltem a acontecer, e a implementar uma estabilidade que tradicionalmente a logística não tem. Eles entendem como enxergar as operações logísticas de forma integrada e, assim, conseguem fazer melhorias sistêmicas. Além disso, desenvolve as habilidades e os comportamentos necessários para transformar a gestão tradicional”, disse Torres.
Estruturado por vídeos, textos, fotos, quizzes, testes, análises de casos, conceitos e atividades práticas, com emissão de certificado ao final, o curso, explica Torres, foi pensado para desenvolver todos os tipos de profissionais das empresas que atuam na logística, incluindo toda a cadeia de suprimentos, de transportes de mercadorias, materiais, serviços e pessoas.
“Só transformando a gestão é que os setores de logística vão conseguir otimizar a performance, cumprindo de forma exata os prazos, entregando, no tempo correto, o produto certo, na quantidade e qualidade exigida pelo cliente, superando, assim, as reclamações e, no lugar disso, encantando o cliente”, finalizou Torres.
Head de Logística e Supply-Chain do Lean Institute Brasil, Alvair Torres é professor doutor da área de Operações e Logística na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). É doutor em comunicação organizacional, mestre em administração e tecnólogo em processos de produção. Um dos mais reconhecidos especialistas em sistema lean do Brasil, Alvair foi treinado por engenheiros da Toyota e já atuou na implementação desse sistema de gestão em dezenas de organizações. É autor de livros e artigos sobre o tema.
O Lean Institute Brasil (www.lean.org.br) é uma organização de São Paulo que há mais de 20 anos atua para disseminar o sistema lean entre as empresas, por meio de consultorias, cursos, treinamentos, produção de livros, manuais e conteúdos sobre lean. Foi o segundo instituto do tipo a surgir no mundo (o primeiro foi o dos EUA). E hoje é parte de uma rede internacional de 30 institutos simulares nos cinco continentes (www.leanglobal.org).
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