Pesquisa da Amdocs aponta que operadoras contam hoje com mais serviços de TI do que nunca, apesar da ambição de simplificar seus processos
Pesquisa destaca a necessidade de que integradores de serviço assumam a gestão de ambientes conduzidos por multifornecedores, auxiliando, assim, as operadoras a reduzir o risco de negócio e sua complexidade operacional
A Amdocs, fornecedora líder de sistemas e serviços de experiência do cliente, divulga os resultados de uma pesquisa global sobre tendências de terceirização de serviços de TI por prestadores. A pesquisa constatou que, apesar da ambição das operadoras de simplificar e uniformizar seus ambientes operacionais de TI, três de cada quatro delas aumentaram o número de fornecedores de serviços de TI nos últimos cinco anos.
Os principais resultados da pesquisa revelam que os prestadores de serviço:
· Estão usando mais fornecedores do que nunca: 74% dos respondentes afirmaram que, nos últimos cinco anos, aumentaram o número de fornecedores de serviço que suas empresas utilizam; 26% disseram ter duplicado o número de contratos durante o período.
· Estão usando mais serviços para realinhar suas operações no suporte de desenvolvimentos tecnológicos: domínios de TI emergentes (como computação em nuvem e Big Data), novos centros de compra organizacionais (como centros dentro de organizações CMO e CTO) e brechas crescentes em habilidades foram identificados por 77%, 74% e 72% dos entrevistados, respectivamente, como fatores essenciais que levavam ao aumento nos acordos de serviço.
· Concordam que os principais domínios de TI são os maiores responsáveis pelo aumento nos acordos com fornecedores de serviço: Infraestrutura de TI, BSS e OSS (sistemas de suporte de negócios e operacional) foram identificados por 77%, 64% e 54% por cento dos respondentes como os três domínios de TI que tiveram maior aumento no número de fornecedores externos de serviço.
· Procuram modelos de terceirização que possam ajudá-los a simplificar as estruturas operacionais de TI: Minimizar o risco de negócios (79%) e a complexidade do acordo (72%) foram definidos pelos entrevistados como principais critérios para selecionar modelos de contratação de fornecedores.
“O que a pesquisa indica, e o que também é demonstrado em nossas discussões com clientes, é que há uma necessidade crescente, por parte das operadoras, de excelentes integradores de serviço. Ou seja, de empresas em quem esses prestadores podem confiar para assumir responsabilidade pela sua estrutura – hoje formada por multifornecedores – para reduzir o risco e permitir que eles se concentrem em seu negócio, em vez de lidar com as crescentes complexidades do ambiente de TI”, diz Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de produtos e soluções da Amdocs.
“As empresas buscam um consultor de confiança que possa ajudá-los a identificar a tecnologia e os serviços de TI necessários para atingir melhor seus objetivos de negócio, bem como introduzir valor agregado e eficiências através da inovação nos serviços”, acrescenta. “Com nossas inovadoras metodologias e ferramentas de serviço, e mais de 30 anos de experiência no atendimento ao setor de comunicação, incluindo as maiores operadoras de telecomunicações do mundo, acreditamos que a Amdocs tem a melhor posição para ajudar seus clientes a atingir suas metas e otimizar o resultado dos negócios”, completa Rebecca Prudhomme.
A Amdocs conta com uma gama abrangente de soluções de serviços de TI e negócios para ajudar os prestadores de serviço a guiarem o crescimento, aprimorarem eficiências e oferecerem uma experiência ainda melhor aos seus clientes. Os serviços da Amdocs cobrem todo o ciclo de vida do projeto, de consultoria de negócios, integração e teste de sistemas a serviços gerenciados de TI, incluindo operações diárias.
Conduzida para a Amdocs pela Coleman Parkes, a pesquisa entrevistou 50 CIOs e 50 vice-presidentes seniores responsáveis por operações de TI ou aquisição de serviços de TI em grandes prestadoras de serviços em 23 países da Europa, África, Ásia-Pacífico e Américas.
Sobre a Amdocs
Por mais de 30 anos, a Amdocs tem garantido o sucesso das operadoras e assumido os seus maiores desafios. Para vencer no mundo conectado, as operadoras confiam na Amdocs para simplificar a experiência do cliente, explorar a explosão de dados, ficar à frente com novos serviços e melhorar a eficiência operacional. A empresa global combina, de forma única, um portfólio de produtos líderes de BSS, OSS e controle de redes com serviços profissionais voltados à geração de valor e operações de serviços gerenciados. Com faturamento de US$ 3,3 bilhões de dólares no ano fiscal de 2013, a Amdocs e seus 20.000 funcionários atendem às necessidades de clientes em mais de 70 países.
Amdocs: Embrace Challenge, Experience Success.