O “Concurso Novos Roteiros Originais”, lançado em 1º de julho pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), acaba de anunciar a ampliação das formas de registro das obras, em virtude de algumas dificuldades provocadas pela pandemia. Para saber os detalhes, acesse www.oei.org.br/novos-roteiros/processo-de-selecao
O edital se destina a roteiristas estreantes que tenham criado uma história original, cujo texto permaneça inédito para filmes de longa e curta metragem e séries. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual (SAV), vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).
O projeto vai selecionar 45 roteiros de estreantes que participarão de formações e rodadas de investimentos com produtoras brasileiras. Os selecionados também terão um incentivo de até R$ 15 mil, dependendo da categoria: longa ou curta metragem e ou série.
O financiamento do projeto é da OEI, dentro do Programa de Fortalecimento do Processo de Divulgação e Internacionalização da Produção Audiovisual Brasileira na Ibero-América. O programa foi criado em 2018 com o objetivo de lançar iniciativas inovadoras no setor, estimulando e divulgando esse importante mercado.
Website: http://www.oei.org.br/novos-roteiros/processo-de-selecao