Home Mídia Corporativa O que a nova versão Office oferece de diferencial para as empresas e até mesmo no uso doméstico?

O que a nova versão Office oferece de diferencial para as empresas e até mesmo no uso doméstico?

por Agência Canal Veiculação

Em mais de um bilhão de computadores no mundo, o Office é um enorme sucesso e virou sinônimo de aplicações para produtividade.

No dia 29 de janeiro, depois de dois anos de espera, chegou às prateleiras (físicas e virtuais) o novo Office, desmembrado em dois: o Office 2013 e o Office 365 Home Premium.

Nesse artigo vamos falar apenas do Office 365, nas suas versões Enterprise (Corporativa) e Home Premium (Doméstico). Sem dúvida, o serviço tem alguma coisa a ver com o Office, o pacote de aplicativos
para escritório mais utilizado nos PCs. Mas, afinal, o que difere a versão 365 do Office das edições tradicionais?

O Microsoft Office 365 é uma versão do pacote Office da Microsoft que roda diretamente no seu navegador, ou seja, é inteiramente online. Dessa forma, o serviço dispensa qualquer tipo de instalação, bastando criar uma conta, realizar algumas configurações e começar a criar textos, editar planilhas e gerar apresentações de slides. Além da facilidade de poder acessar seus documentos a partir de qualquer computador que esteja conectado à internet, o Microsoft Office 365 oferece uma série de vantagens para quem está sempre trabalhando com equipes grandes. É possível, por exemplo, compartilhar os documentos para que outras pessoas possam editá-los.

Há duas versões do Microsoft Office 365. A primeira delas é para pequenas empresas, enquanto a segunda é dedicada a empreendimentos de médio ou grande porte. A principal diferença entre os planos está
nas opções de sincronização, correio de voz, armazenamento de mensagens do Outlook e número de colaboradores.

Para a empresa, no Office 365 Enterprise, todas essas facilidades rodam sob uma infraestrutura 100% em Nuvem (Cloud). Dispensando investimentos em hardware, energia, manutenção, backup e outros custos pertinentes a mesma solução local nas empresas. O Office 365 Enterprise é composto pelo Exchange, Sharepoint e Lync, todo Online e o Office Professional Plus. Todos são serviços contratados, pagos por mês ou anualmente. Isso varia de acordo com o número de
usuários e garantia de disponibilidade de 99,9%.

O Exchange Online substitui integralmente os Exchange Server instalados localmente dentro das infraestruturas locais das empresas.
Além de calendários compartilhados, oferece 25 GB de espaço em disco para cada conta de correio. Volume este que demandaria altos investimentos em armazenamento de disco. Já o SharePoint Online permite que uma organização facilmente crie e gerencie sites personalizados com foco em equipe e com foco em projeto para colaboração. Além disso, é possível implantar um portal de intranet em toda a organização usado para disseminar informações e
notícias em toda a organização. Por fim, o Lync Online permite a troca de mensagens instantâneas entre pessoas da mesma ou de outras organizações.

Oferece recursos de vídeo e áudio conferência.
Você cria salas online de reuniões, onde você pode fazer apresentações de slides, vídeos ou apenas uma vídeo conferência.
No seu plano mais avançado o Lync se integra com seu PABX local e se transforma em um ramal telefônico onde quer que você esteja, bastando apenas uma conexão com a internet.

Já para empresa menores e até mesmo para uso doméstico, o Microsoft Office 365 Home Premium oferece o pacote Office Professional Plus na versão desktop (instalada na própria máquina) para até cinco dispositivos. PC`s ou MAC`s de 20 Gb adicionais aos 7GB gratuitos para o Skydrive (seu pendrive na nuvem) e 60 minutos mensais em ligações Skype. Um recurso muito interessante que torna possível acessar os conteúdos do Office mesmo em equipamentos que não contenham o pacote.

Basta acessar sua conta e abrir uma aplicação da ferramenta a ser utilizada – Word, Excel, por exemplo, e deixar tudo salvo na ferramenta de nuvem Skydrive. Tudo isso também através de uma assinatura anual.

A expectativa da Microsoft é que em um ano, uma em cada sete grandes empresas adotem o modelo de software como serviço que o Office 365 oferece. No segmento das pequenas e médias corporações, a adoção do pacote de produtividade cresceu 150% no último ano e corresponde a 90% dos clientes do Office 365.

Na versão doméstica o foco da Microsoft é oferecer aplicativos que estarão sempre atualizados, com acesso de qualquer lugar, e principalmente, através de dispositivos móveis.

Os parceiros Microsoft que revendem o serviço enxergam uma grande oportunidade com a receita recorrente das renovações, e também, com o fornecimento de serviços e consultoria especializada para implantação do e-mail corporativo (Exchange), ferramentas de colaboração (Sharepoint) e comunicação (Lync).

* especialista em Licenciamento Microsoft da SuporTI, empresa do Grupo i9. *Rafael Zaniolo

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações