Consumer Engagement, solução focada em informações competitivas adquiridas nas mídias sociais, deve ajudar empresa a dobrar participação do big data nas operações da companhia
A NTT DATA, inovadora empresa de TI, anuncia o lançamento, no mercado brasileiro, da Consumer Engagement, solução que se encarrega de recolher e analisar dados relacionados às empresas no mundo digital, especialmente, nas redes sociais. As receitas advindas das soluções de big data representam, hoje, cerca de 20% das operações da empresa no Brasil, e a Consumer Engagement vem somar esforços para a companhia alcançar a sua expectativa de dobrar essa participação no mercado até o fim de 2015.
A solução tem como base as mídias sociais, sites e portais, e foi concebida com base em quatro pilares fundamentais para as análises de negócios na área: o alcance, o engajamento, a viralização e o impacto. A partir desses quatro pontos, é possível analisar o tamanho do público da companhia, o quanto ele interage com a empresa e com seus conteúdos nas redes sociais, qual a capacidade de gerar compartilhamentos na rede e a força que esse conteúdo tem diante do público.
Com essa análise, é possível que as áreas de negócios das empresas tomem conhecimento de informações relevantes sobre diversos fatores – como competidores, preferências do consumidor final e percepções positivas e negativas de produtos e serviços próprios e dos principais concorrentes – que podem colaborar na elaboração de novas estratégias para ampliação de vendas, fidelização de clientes e lançamento de produtos. A solução, no entanto, não está limitada às mídias sociais, podendo atuar também na interação e no tratamento de informações de qualquer universo de dados que seja digital.
As informações coletadas e tratadas pela Consumer Engagement podem ser integradas com sistemas já existentes na companhia de forma automática, como Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence e Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP). A solução é oferecida como serviço (SaaS), com capacidade para abastecer as bases de informações do cliente em plataformas de nuvem ou em ambiente próprio.
“Do ponto de vista dos negócios, esta solução é uma aliada vital para empresas que enxergam o papel das mídias sociais no desempenho da sua rentabilidade e crescimento. Nos próximos anos, as soluções de big data deixarão de ser um diferencial para serem essenciais ao bom desempenho e ao alcance dos objetivos estratégicos das empresas”, diz Anderson Primosic, especialista em Big Data da NTT DATA Brasil.
Sobre a NTT DATA
A NTT DATA é uma fornecedora líder de serviços de TI e parceira global em inovação sediada em Tóquio, no Japão, com operações comerciais em mais de 40 países. O nosso foco é a ênfase no compromisso em longo prazo, combinando alcance global com proximidade local para oferecer serviços profissionais de primeira linha, que vão desde consultoria e desenvolvimento de sistemas até o outsourcing.