Cisco, VMware, HP e Dell apoiam a visão F5 Networks para o modelo SDN (Software Defined Networks, redes definidas por software)
Os principais players do mercado de redes anunciam seu alinhamento com a arquitetura Synthesis, da F5 Networks; objetivo é partilhar as vantagens oferecidas pela tecnologia F5, que oferece uma plataforma onde as aplicações são o centro das novíssimas redes definidas por software; neste conceito, a plataforma F5 Networks roda em harmonia com o hardware e o software de outros vendors
A F5 Networks, líder em soluções de ADN (Application Delivery Networking) – tecnologia que garante a entrega de aplicações rodando em ambiente Web – anuncia que Cisco, VMware, HP e Dell são algumas das empresas que estão suportando a arquitetura Synthesis. “O Synthesis resume a visão F5 Networks para o novo e revolucionário conceito de SDN (Software Defined Network ou redes definidas por software)”, enfatiza André Mello, country manager da F5 Networks no Brasil. “Nossa ênfase é na entrega, com a máxima segurança e performance, de aplicativos”. A visão F5 Networks para SDN é o conceito SDAS – Software Defined Appplication Services ou serviços de aplicativos definidos por software.
Para Mello, a consistência da oferta F5 Networks é o que leva um grande número de vendors do mercado de redes a fazer parte do ecossistema de apoio à plataforma Synthesis. “A F5 sempre manteve uma bem-sucedida comunidade de parceiros de tecnologia; o Synthesis promove novos pontos de integração para que as empresas colaborem com a F5, resultando em soluções que integram ofertas de diversos fornecedores”. Neste novo modelo, a tecnologia de empresas como Websense, Nokia, Arista Networks e WhiteHat Security passa a ser oferecido para o mercado com softwares da plataforma Synthesis, da F5 Networks.
Cisco Systems adere ao Synthesis
De acordo com Soni Jiandani, SVP, Marketing, Cisco, a infraestrutura centrada em aplicativo (ACI) proporciona velocidade e agilidade na implementação de aplicativos no data center através da rede, que funciona como um sistema adaptativo para fornecimento de aplicativos em tempo real. Isso é feito por meio de uma arquitetura inovadora que automatiza e unifica redes físicas e virtuais. Outras vantagens dizem respeito à segurança e visibilidade e à solução de problemas em tempo real, com desempenho e escala sem precedentes. “A Cisco e a F5 estão empenhadas em integrar suas plataformas e oferecer uma estrutura simples, segura, dimensionável e ágil que responda às necessidades dinâmicas dos negócios de nossos clientes”, afirma Soni.
Para o VP, Marketing de Produto, Unidade de Negócios de Rede e Segurança, VMware, Chris King, as principais empresas estão atualmente virtualizando suas redes para aumentar a velocidade dos negócios. A VMware está realizando parcerias com as principais empresas como a F5 para apoiar a transição dos clientes para a virtualização de rede. “Ao tornar o VMware NSX™ uma plataforma extensível que pode utilizar ofertas de última geração, como o Synthesis da F5, estamos capacitando os clientes a acelerar seus ambientes por meio do aprovisionamento de rede mais veloz”, diz King. “Nossa parceria com a F5 demonstra nosso compromisso em oferecer aos clientes opções e flexibilidade nas soluções que os ajudem a otimizar suas redes virtuais”, disse.
“Os clientes exigem redes e serviços ágeis que proporcionam velocidade e suporte eficaz aos aplicativos de negócios. O ecossistema e as soluções de rede definida por software da HP trabalham em conjunto com a arquitetura Synthesis da F5 para oferecer soluções simplificadas com políticas e orquestração automatizadas para a rede, bem como os serviços executados nela”, Bethany Mayer, SVP e Gerente Geral, Rede, HP.
“Na Dell, procuramos estender a SDN para as camadas superiores da pilha para clientes que procuram flexibilidade de serviços em ambientes físicos, virtuais e de nuvem. A visão do Synthesis da F5 é nossa solução mais adequada. Vemos os aspectos programáveis das tecnologias da F5 proporcionando grandes vantagens para os clientes que buscam programar suas redes e ampliar as capacidades dos serviços de rede e de aplicativos”, Arpit Joshipura, VP, Dell Networking.
André Mello conta que a estrutura do Synthesis oferece uma arquitetura aberta baseada em APIs que permite aos parceiros aproveitar uma estrutura de alto desempenho para oferecer um conjunto variado de serviços de aplicativos. “Essa abordagem aumenta a capacidade dos parceiros de colaborar com a F5”, enfatiza.
Recursos de suporte
Vídeos executivos, white papers, fichas técnicas, diagramas e informações adicionais da F5 sobre o Synthesis e arquiteturas de referência específicas estão disponíveis em http://synthesis.f5.com/ <http://synthesis.f5.com/?regsource=PR5> .
Outros comentários sobre os esforços da F5 com a Cisco podem ser lidos neste artigo da DevCentral™: https://devcentral.f5.com/articles/f5-and-cisco-application-centric-from-top-to-bottom-and-end-to-end
Sobre a F5 Networks
A F5 Networks é líder mundial no mercado de Application Delivery Networking (ADN), com foco em garantir a segurança, desempenho e a alta disponibilidade de aplicações. A companhia, que tem sede em Seattle, Estados Unidos, oferece soluções de distribuição de aplicativos entre servidores, entre links de internet e entre data centers, além de firewall de aplicação, VPN SSL e gerenciamento de storage. A empresa está no mercado brasileiro desde 2001, através de distribuidores e revendas. No final de 2005, a F5 instalou oficialmente sua subsidiária brasileira, em São Paulo. Mais informações: <http://www.f5networks.com.br/> www.f5networks.com.br