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Economia de combustível, menos ruídos, mais conforto, alta potência e compatibilidade com uma ampla faixa de torque: foram esses os aspectos que tornaram a transmissão automática EcoLife de 6 marchas um grande sucesso. Mas a ZF Friedrichshafen AG mostra que suas capacidades são muito maiores com a função start-stop que, junto com o motor que desliga automaticamente, chega a diminuir entre 5% e 10% o consumo de combustível nas aplicações urbanas. Atualmente, dois ônibus da montadora holandesa VDL Bus & Coach estão testando a transmissão automática equipada com a funcionalidade start-stop, comprovando seu potencial de economia na prática. A marca irá apresentar a transmissão com a nova função durante o Salão de Veículos Comerciais de Hannover 2016, que será realizado na Alemanha, em setembro. “Temos muito orgulho de ver que a função start-stop da nossa transmissão EcoLife para ônibus urbanos já está sendo utilizada tão pouco tempo após seu lançamento, há alguns meses – e é ótimo saber que está aumentando ainda mais a rentabilidade dos operadores”, afirma Andreas Moser, responsável pela Unidade de Negócios de Sistemas de Transmissão e Eixos para Ônibus da ZF. Os modelos leves VDL Citea LLE já estão entre os ônibus com o menor consumo de combustível do mercado. “Nosso opcional start-stop está demonstrando em dois veículos de teste que essa vantagem de eficiência pode ser ampliada ainda mais”, completa Moser. A união faz a força Os ônibus urbanos frequentemente estão no trânsito do tipo anda e para. Param inúmeras vezes em semáforos vermelhos ou nos congestionamentos, além de parar em muitos pontos. É justamente por isso que o recurso start-stopda transmissão automática ZFEcoLife se revela ideal para ônibus urbanos: a inovação cria um pré-requisito fundamental para desligar automaticamente o motor assim que o veículo fica parado, ou seja, consegue reduzir seu consumo momentâneo de combustível a zero. Em contrapartida, o motor e o sistema de transmissão precisam estar prontos para entrar imediatamente em ação quando o motorista solta o freio e pisa no pedal do acelerador. Além de considerar questões essenciais como os custos no desenvolvimento da tecnologia da transmissão, a ZF levou em consideração os desafios associados à elevada frequência de ativação e rápido preenchimento com grandes volumes de óleo. Isso possibilita o uso ilimitado da função start-stop e paradas mais longas no trânsito urbano. Tudo isso viabilizou a implementação do recurso start-stop na faixa de torque máximo de 1.000 a 1.600 Nm, a mais comum em ônibus urbanos. Pequenos detalhes com grandes efeitos Os engenheiros reforçaram o conversor de torque e o lock-up da transmissão. O sistema hidráulico foi adaptado para dar conta dos grandes desafios relacionados às rápidas reações. Todas essas ampliações foram implementadas no atual modelo de série da ZFEcoLife, o que destaca mais uma vez seu enorme potencial e a robustez da estrutura básica da transmissão. Um dos aspectos decisivos para a função start-stop é que os elementos de mudança de marcha da transmissão sejam novamente preenchidos com óleo assim que o motorista pisar no pedal do acelerador, mesmo depois que o motor estiver “desligado” por um período mais longo – só assim o veículo estará pronto para partir. Para que isso fosse garantido, a ZF não precisou projetar e instalar um acumulador de óleo adicional para aplicação na EcoLife; os engenheiros aproveitaram o compartimento de óleo do retarder primário ZF já integrado na transmissão. CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA DOWNLOAD DA IMAGEM Legenda Clique no link abaixo para download dos vídeos do Innovation Truck 2016 Grupo ZF – A ZF é líder mundial em sistemas de transmissão e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. Após a aquisição da TRW Automotive em 15 de maio de 2015, a ZF passou a operar aproximadamente 230 unidades em cerca de 40 países. A previsão é que o Grupo, que conta com aproximadamente 138.000 colaboradores, tenha atingido em 2015 um faturamento entre 29 e 30 bilhões de euros (estimativa). A ZF é um dos três maiores fornecedores mundiais da indústria automobilística. |
Motor desligado, consumo zero: a ZF-EcoLife viabiliza a função start-stop no ônibus urbano
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