A TOTVS emprese líder de SMB apresenta 3 modelos de e-commerce propícios para colocar as indústrias no cenário digital.
O e-commerce está cada dia mais forte no Brasil.
E podemos acompanhar esse movimento pelo crescimento das lojas virtuais, que estão obtendo retorno de anos de investimento.
Segundo o relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit, em 2016, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 44,4 bilhões;
E alcançou um crescimento nominal de 7,4% em relação ao registrado em 2015.
Este ano, isso tende a aumentar ainda mais.
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Ao observar a maturidade do setor, as indústrias, em sua maioria off-line, começam a se interessar pelo universo digital;
Por enxergar nos modelos de e-commerce novas oportunidades e um grande potencial para divulgar sua marca e ampliar seu campo de atuação.
No modelo de negócio atual, para um produto chegar ao consumidor, ele passa por diversas etapas – a do fabricante, a do atacado/distribuidor e a do varejista.
Isso faz com que o cliente final pague mais caro pelo produto, que é tributado em cada um desses passos. Outros pontos fracos do processo são a distância entre o fabricante e o consumidor;
Que acaba não conhecendo o perfil de quem consome os seus produtos e nem tendo acesso às demandas em tempo real.
Desta forma, a marca permanece afastada e fica na dependência dos grandes varejistas, que controlam os preços de venda e a experiência do cliente.
Porém, esse jogo está virando.
Hoje, com o fortalecimento das redes sociais, a expansão dos aplicativos e das opções para vendas virtuais, esse cenário está num processo de forte transformação.
É nesse momento que as indústrias devem ingressar no e-commerce, sem se afastar dos seus canais. Então, quais são os caminhos que elas podem seguir para se aproximar dos consumidores, fechar negócios, aumentar sua receita, seu alcance e diminuir esses custos?
Existem três modelos de e-commerce que podem ser adotados, contribuindo, inclusive para o gerenciamento das vendas;
Distribuição e controle do retorno sem grandes desafios.
O que determina a escolha por um deles é a capacidade de investimento e maturidade da indústria no cenário digital.
Vamos analisar esses modelos de e-commerce
1. Direto puro:
O fabricante abre seu site, publica seus produtos no marketplace e centraliza toda a operação de vendas. É uma estratégia barata, rápida e que mantém o contato direto com o consumidor final.
Em termos de relacionamento com o cliente, este é um dos modelos de e-commerce é um dos mais indicados.
Com o formato direto, o fabricante conhece tudo sobre os seus clientes e evita conflitos com os revendedores, já que normalmente são eles que retém a informação.
A experiência de compra é a melhor possível por não oferecer transtornos e complicações.
2. Híbrido:
este modelo é para quem já tem uma estrutura de canais e não quer competir com ela, mas quer colocar um pé na entrada das vendas e, para isso, adere à uma plataforma de e-commerce.
É um formato compartilhado de responsabilidades que atende às necessidades de indústrias de todos os portes.
Aqui o propósito é encarregar tarefas críticas que se afastam do conhecimento da manufatura e, ao mesmo tempo;
Absorvem as questões operacionais e de atendimento ao consumidor.
A fabricante controla todas as etapas e acompanha diretamente o desempenho das vendas, já que ela envia os pedidos aos clientes.
Caberá a um intermediário, no caso, um parceiro contratado, assumir as estratégias do e-commerce;
Manter a plataforma operando com estabilidade e segurança, pois sua marca que aparecerá nos marketplaces.
Esse intermediário faz as parcerias, fornece relatórios e informa à manufatura sobre todos os dados da operação.
3. Parceiro digital:
É o modelo ideal para a fabricante que já atua por meio de revendas e deseja ingressar também no e-commerce.
Para isso, cria seu próprio comércio eletrônico com os seus produtos.
Caberá ao consumidor escolher a revenda mais próxima do endereço de entrega, evitando processos longos na cadeia.
Aqui, a manufatura tem um e-commerce de venda direta para o consumidor final e repassa os pedidos às revendas escolhidas pelo cliente, que pode, inclusive, optar por buscar o produto na revenda, aumentando assim, as chances dessa loja vender outros produtos.
Mais do que optar pelo modelo mais adequado à sua empresa, ter um bom planejamento é essencial para sustentabilidade do negócio.
Mercado virtual ou digital commerce
Apesar das indústrias possuírem marcas conhecidas no mercado, elas precisam entender e ingressar cada vez mais no ambiente virtual atuando no virtual commerce.
O fato é que as fabricantes que entenderem como ganhar visibilidade no universo digital, conseguirão garantir sua competitividade no mercado.
É necessário inovar até mesmo na forma de vender e se relacionar com os clientes e atingir o digital consumer.
E só por meio do e-commerce que as indústrias conseguirão ficar mais próximas de seus consumidores. Desta forma, poderão estabelecer um canal direto com eles e,;
Até mesmo, alinhar sua estratégia de negócio aos gostos e preferências dos clientes.
É hora indústria ser sinônimo de inovação, não só no processo de fabricação, mas também no modelo de vendas.
Créditos: Maurício Trezub
Maurício Trezub é diretor de e-commerce da TOTVS e autor de vários artigos
Sobre a TOTVS
Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes.
Atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria;
Detendo a liderança absoluta no mercado SMB na América Latina.
Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand.
A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões.
No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento.
No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).
Para mais informações, acesse o website www.totvs.com