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Digital commerce: 5x maior que o e-commerce

Entenda por que o digital commerce é 5x maior que o e-commerce?

digital commerce

Maurício Trezub é diretor de e-commerce da TOTVS

Vivemos a Era da Transformação Digital.

 

Artigo de  Maurício Trezub

Muito se lê e se fala sobre esse movimento e isso faz com que as companhias busquem;

Reformular totalmente a sua estratégia de negócios e posicionamento, se quiserem se manter competitivas no mercado.

O problema é que os varejistas estão errando na formulação da estratégia de transformação digital ou estagnados sem saberem em que investir.

Não sei dizer qual dos dois é mais perigoso!

Digital First Retail é o termo que temos usado para definir:

A tendência crescente da jornada de compra do consumidor ser influenciada por canais digitais ou;

Melhor o digital commerce, não importando onde a transação final acontece.

É muito importante que este movimento o e Retail seja entendido pelos varejistas e que a experiência de compra desta nova jornada seja repensada.

Um estudo recente da Deloitte mapeou que 56% das vendas em lojas físicas envolvem um dispositivo digital, ou seja;

O consumidor pode ter pesquisado o produto no Google no trabalho;

Ter comparado preços num app no celular ou ainda ter visitado o e-commerce de várias marcas antes de ter decido ir à loja física.

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Nos Estados Unidas, a Forrester estimou que o volume de vendas influenciadas pelo digital commerce é 5x maior que as vendas online.

Ou seja, entender a jornada digital é hoje 5x mais importante que ter um e-commerce competente.

Desta forma, podemos afirmar que a maioria das vendas de uma loja hoje começa no online, pois o primeiro instinto do consumidor quando está interessado em um produto é pesquisar informações e comparar os preços na internet.

 

E muitas dessas buscas geram, de fato, vendas nas lojas físicas.

Então, como melhorar a minha estratégica e conquistar um consumidor que conhece o produto na internet e depois vem comprar na minha loja?

A resposta está no conceito de micro moments, que, segundo o Google, são minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor.

Sua empresa precisa estar presente nesses momentos e é aí que entra o investimento na digitalização do negócio.

O comportamento de consumo da geração atual mudou, e para sempre.

Com o mundo baseado em buscas, as lojas físicas precisam perceber que devem ser encontradas facilmente com apenas um clique.

Neste contexto, ter informações como localização das lojas, catálogo, estoque, preços;

Horas de abertura e fechamento facilmente encontráveis nos canais digitais durante os micro moments é fundamental.

Outra estratégia para atender às demandas e aumentar a satisfação desse público é permitir que a compra seja feita online;

E o pagamento na loja física, quando houver a retirada do produto;

Esse processo é conhecido como Click and Collect.

Desta forma, o varejista consegue aproveitar a vinda do cliente à loja para oferecer produtos que possam complementar o primeiro pedido dele.

Se o cliente comprou um tênis novo, posso oferecer meias para usar com ele, por exemplo.

 

Muitos varejistas acreditaram que montar uma operação de e-commerce apartada das lojas físicas fosse uma estratégia de sucesso para o futuro.

Pode até ter funcionado por um período, mas agora é a hora de repensar drasticamente essa posição.

O relacionamento com uma marca não está isolado em um canal;

E para conseguir fornecer uma experiência de comprar fluida, e sem atritos;

Os varejistas vão ter que integrar canais digitais e físicos em todos os pontos de contato que fizerem sentido para entregar uma jornada que começa

Prioritariamente – no digital.

Comprovadamente, o digital commerce é muito mais relevante que o e-commerce ou qualquer outro canal de vendas isolado.

Isso significa que para oferecer produtos e serviços para o consumidor nesta nova era não há mais saída: é preciso aderir ao digital commerce!

 

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Sobre a TOTVS

 

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão;

Plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina.

Com mais de 50% de marketshare no Brasil;

Ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand.

A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões.

No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento.

No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan).

Para mais informações, acesse o Site: TOTVS

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