Entenda por que o digital commerce é 5x maior que o e-commerce?
Vivemos a Era da Transformação Digital.
Artigo de Maurício Trezub
Muito se lê e se fala sobre esse movimento e isso faz com que as companhias busquem;
Reformular totalmente a sua estratégia de negócios e posicionamento, se quiserem se manter competitivas no mercado.
O problema é que os varejistas estão errando na formulação da estratégia de transformação digital ou estagnados sem saberem em que investir.
Não sei dizer qual dos dois é mais perigoso!
Digital First Retail é o termo que temos usado para definir:
A tendência crescente da jornada de compra do consumidor ser influenciada por canais digitais ou;
Melhor o digital commerce, não importando onde a transação final acontece.
É muito importante que este movimento o e Retail seja entendido pelos varejistas e que a experiência de compra desta nova jornada seja repensada.
Um estudo recente da Deloitte mapeou que 56% das vendas em lojas físicas envolvem um dispositivo digital, ou seja;
O consumidor pode ter pesquisado o produto no Google no trabalho;
Ter comparado preços num app no celular ou ainda ter visitado o e-commerce de várias marcas antes de ter decido ir à loja física.
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Nos Estados Unidas, a Forrester estimou que o volume de vendas influenciadas pelo digital commerce é 5x maior que as vendas online.
Ou seja, entender a jornada digital é hoje 5x mais importante que ter um e-commerce competente.
Desta forma, podemos afirmar que a maioria das vendas de uma loja hoje começa no online, pois o primeiro instinto do consumidor quando está interessado em um produto é pesquisar informações e comparar os preços na internet.
E muitas dessas buscas geram, de fato, vendas nas lojas físicas.
Então, como melhorar a minha estratégica e conquistar um consumidor que conhece o produto na internet e depois vem comprar na minha loja?
A resposta está no conceito de micro moments, que, segundo o Google, são minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor.
Sua empresa precisa estar presente nesses momentos e é aí que entra o investimento na digitalização do negócio.
O comportamento de consumo da geração atual mudou, e para sempre.
Com o mundo baseado em buscas, as lojas físicas precisam perceber que devem ser encontradas facilmente com apenas um clique.
Neste contexto, ter informações como localização das lojas, catálogo, estoque, preços;
Horas de abertura e fechamento facilmente encontráveis nos canais digitais durante os micro moments é fundamental.
Outra estratégia para atender às demandas e aumentar a satisfação desse público é permitir que a compra seja feita online;
E o pagamento na loja física, quando houver a retirada do produto;
Esse processo é conhecido como Click and Collect.
Desta forma, o varejista consegue aproveitar a vinda do cliente à loja para oferecer produtos que possam complementar o primeiro pedido dele.
Se o cliente comprou um tênis novo, posso oferecer meias para usar com ele, por exemplo.
Muitos varejistas acreditaram que montar uma operação de e-commerce apartada das lojas físicas fosse uma estratégia de sucesso para o futuro.
Pode até ter funcionado por um período, mas agora é a hora de repensar drasticamente essa posição.
O relacionamento com uma marca não está isolado em um canal;
E para conseguir fornecer uma experiência de comprar fluida, e sem atritos;
Os varejistas vão ter que integrar canais digitais e físicos em todos os pontos de contato que fizerem sentido para entregar uma jornada que começa
Prioritariamente – no digital.
Comprovadamente, o digital commerce é muito mais relevante que o e-commerce ou qualquer outro canal de vendas isolado.
Isso significa que para oferecer produtos e serviços para o consumidor nesta nova era não há mais saída: é preciso aderir ao digital commerce!
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