UZ Games dribla crise e continuando crescendo
Com a crise, as despesas com entretenimento tendem a ser as primeiras a serem cortadas. No mercado de games não tem sido diferente. Mas, a UZ Games, maior rede de franquias de jogos em mídia física do Brasil, continua crescendo. Em 2015, a empresa registrou uma alta de 7% em seu faturamento em relação ao ano anterior. Para 2016, a expectativa é manter a mesma média de crescimento.
A companhia varejista se tornou uma rede de franquias em 2008, entretanto já existe desde 1984, quando os filhos de uma família síria começaram a comercializar jogos dentro da loja de roupas dos pais, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Com o tempo, o negócio tomou forma e cresceu, e já em 1986, a loja dos fundos passou de negócio secundário para um negócio único. O nome UZ vem de usados, já que a troca de títulos se tornou um dos aspectos principais do negócio.
De lá para cá, o segmento se expandiu muito. Segundo o Instituto de Pesquisa NewZoo, o Brasil é o 11º maior mercado consumidor de games mundial, tendo faturado US$ 1,28 bilhão em 2014. Além disso, o país é líder em consumo na América Latina. “Felizmente, a UZ Games tem aproveitado o crescimento desse mercado. O Brasil se tornou um grande player mundial, estando entre os mercados consumidores que mais crescem no mundo”, conta João Mendes, Diretor de Operações da companhia.
A empresa já ganhou diversos prêmios ligados à experiência de compra e comércio de games no Brasil, e agora pretende expandir ainda mais sua rede, que já conta com 65 unidades, entre lojas próprias e franqueadas, espalhadas pelas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.
Recentemente, a empresa lançou a campanha Jogue e Troque, onde o game usado rende créditos para a compra de outros títulos, novos ou usados. “Reutilizar é a palavra da ordem. Aquilo que não serve mais para mim, pode servir para outro. E só há vantagens nisso: descarto corretamente o que não quero mais, faço outra pessoa feliz e ainda ganho créditos para continuar me divertindo”, pondera. A garantia é a mesma de games novos, três meses.
Em projetos como esse, a marca evidencia seus quatro pilares de posicionamento: ser a melhor opção em entretenimento para toda a família, por meio da venda de games que integrem e desenvolvam o raciocínio do jogador; entender o consumidor, já que possui 32 anos de mercado; oferecer um atendimento personalizado, independentemente de o cliente ser um hard player ou não; e incentivar a sustentabilidade, por meio da venda de games usados e do projeto de descarte adequado disponível em todas as lojas da rede.
Com essas iniciativas, a empresa vem fazendo história no segmento de games no Brasil. “Nos orgulhamos de fazer parte desse mercado e de ter ajudado a construí-lo. Vimos todas as transformações e estigmas que o segmento teve de superar para atingir os elevados índices de reconhecimento que possui hoje. Sem dúvida, essa é uma vitória da UZ também”, finaliza Mendes.
Sobre a UZ Games:
A UZ Games é a maior e mais tradicional rede de franquia especializada em games do país. Fundada em 1984, a empresa possui mais de 65 unidades espalhadas em todas as regiões do Brasil. A companhia se posiciona como a melhor opção em entretenimento por ser uma profunda conhecedora do mercado e do perfil do gamer brasileiro. Suas parcerias com desenvolvedoras garantem a distribuição de lançamentos em tempo recorde, colocando o país na vanguarda mundial do mercado de games.