UNAS Heliópolis vê nos livros uma potente ferramenta para levar cultura à comunidade
ONG engajada em melhorar a qualidade de vida local oferece livros para crianças a partir dos seis anos.
A ONG que já conseguiu diversos prêmios por suas ações em prol da cidadania, como o Prêmio Betinho de Cidadania da Câmara Municipal de São Paulo em 2002, Menção Honrosa do Prêmio Itaú UNICEF em 2003 pelo Projeto “Se Liga, Galera. Comunidade!”, leva ao seu público de Carlos Marighella e Ruy Ohtake até Memórias de Heliópolis, resgatando um pouco da história do local onde vivem.
?A Biblioteca é de grande importância para a ONG, é por ela que a UNAS consegue atingir a comunidade com cultura, incentivo à leitura e políticas públicas. Ajuda a formar cidadãos coerentes, críticos, participativos e principalmente que estará sempre em busca de seus direitos e de melhorias para o local onde vive. Através do sistema que nos foi doado pela PRIMA, as pessoas podem se cadastrar e retirar até 2 volumes, por cerca de 15 dias, com a opção de renovação? afirma Angela São José, gestora da biblioteca.
O acervo, que ainda está em expansão, se espalha por três pavimentos de 14 por 4 metros, já que a procura fica cada vez maior, e o auxilio de parceiros tem sido determinante para o sucesso do projeto. ?Quando soubemos do maravilhoso trabalho que era feito na ONG, em busca do desenvolvimento humano, foi impossível não colaborar como parceiros. Sabíamos da necessidade que eles tinham em catalogar, controlar as retiradas e devoluções dos livros, além dos relatórios, que demandam muito tempo, por isso disponibilizamos o SophiA Biblioteca? afirma Laís Morais, membro da ?Comissão de Responsabilidade Socioambiental? da PRIMA, desenvolvedora do software.