Wincor Nixdorf amplia portfólio no Brasil e disponibiliza ao mercado a solução IRIS 5 de prevenção a fraudes transacionais
- QIWI, líder em quiosques, carteiras virtuais e cartão pré-pago, na Rússia, implementou sistema de prevenção de fraudes em apenas cinco semanas.
Depois do sucesso da implementação da solução para prevenção de fraudes lógicas na instituição russa QIWI, a Wincor Nixdorf anuncia a ampliação do seu portfólio no Brasil e disponibiliza ao mercado, a solução de prevenção a fraudes transacionais multicanal, IRIS 5.
A IRIS é um aliado de peso no combate a fraudes em pagamentos, pois processa as informações 100% em tempo real, analisando parâmetros e comportamentos de usuários) em todos os canais existentes (cartões, bancos online, mobile banking), além de fazer o cruzamento de todas as transações.
“O sistema IRIS envolve uma técnica de análise abrangente, que permite a análise de até 10.000 transações por segundo, com reconhecimento de uma tentativa de fraude em apenas uma fração de segundo. Transações altamente suspeitas são rejeitadas diretamente, durante a autorização do processo, com alta precisão”, explica o country manager da Wincor Nixdorf no Brasil, Inon Neves.
Case de sucesso – Wincor Nixdorf, parceiro de vendas da IRIS Analytics, em conjunto, são os responsáveis pelo suporte lógico prestado à a QIWI, líder russa de serviços de pagamentos multicanal de última geração. Atualmente o sistema IRIS 5 protege a rede QIWI, que conta com mais de 100 mil quiosques de autoatendimento e 15 milhões de e-wallets (carteiras virtuais).
De acordo com o gerente geral de banking da Wincor Nixdorf na Rússia, Sergey Soldatov, “a IRIS fornece uma solução de valor agregado para a QIWI, pois combina fluxos de transações financeiras por todos os canais de negócios com operações não financeiras. E faz isso em tempo real”.
Encontrando soluções – A força dessa abordagem foi colocada em teste recentemente, quando ao final do dia, a Rússia sofreu um ataque de criminosos que usaram cédulas de 1.000 e 5.000 de rublos falsas. Essas notas não tinham o intuito de confundir o olho humano, mas de enganar o modelo de scanner de notas utilizado por quase todos os caixas eletrônicos (ATMs) e quiosques na Rússia. Devido ao ataque em grande escala, muitos bancos russos desativaram a aceitação das notas de 1000 e 5000 rublos, o que significa que praticamente tiveram de fechar sua ‘loja’ para os clientes.
Entretanto, a QIWI foi capaz de continuar em funcionamento. O chefe de segurança da informação (CSO) da QIWI, Anton Kuranda, explica que “ao utilizar a solução IRIS, pudemos analisar as notas inseridas, o perfil (profile) dos quiosques e ATMs, além de seguir o rastro do dinheiro através de nossa carteira virtual Visa QIWI. Assim, fomos capazes de evitar a fraude, enquanto continuávamos a aceitar as notas”. Isto significa que os 60 milhões de clientes, da QIWI puderam pagar normalmente suas contas de serviços públicos, prestações de empréstimo e outros pagamentos que de outra forma teriam tido dificuldades para realizar.
“Quando a QIWI nos procurou, a empresa buscava uma solução de prevenção de fraude em grande escala, para muitos bilhões de transações por ano”, afirma o diretor-gerente da IRIS Analytics, Constantin von Altrock, ao explicar que havia a necessidade da solução ser implementada rapidamente.
Como a IRIS é uma solução end-to-end (de ponta a ponta) que poderia ser instalada facilmente no cluster do servidor de produtos existente, todo o projeto de implementação levou apenas cinco semanas para ser concluído.
Desde 2010, a IRIS e a Wincor Nixdorf têm cooperado para proporcionar maior segurança às transações financeiras. A Wincor Nixdorf é a responsável pela distribuição do software IRIS mundialmente. A empresa também oferece o software aos seus clientes, como uma parte integrante da suíte de solução PC / E Banking.
Sobre a QIWI plc.
A QIWI é líder em serviços de pagamento da próxima geração na Rússia e na CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Possui uma rede própria integrada que permite serviços de pagamento através de canais físicos, móveis e on-line. Já implantou aproximadamente 15 milhões de carteiras virtuais (virtual wallets), mais de 167 mil quiosques e terminais, e os comerciantes habilitados aceitam mais de 47 bilhões RUB em dinheiro e por meio de pagamentos eletrônicos por mês, de mais de 60 milhões de consumidores que utilizam sua rede pelo menos uma vez por mês. Os consumidores que utilizam a QIWI podem usar dinheiro, valor armazenado (stored value) e outros métodos de pagamento eletrônico para encomendar e pagar por bens e serviços em ambientes físicos ou on-line de forma intercambiável.
Sobre a Wincor Nixdorf
A Wincor Nixdorf é uma empresa global, com sede em Paderborn, na Alemanha. Atualmente está presente em mais de 130 países, dos quais 43 são atendidos por subsidiárias próprias e conta com cerca de nove mil colaboradores. A companhia atua nos segmentos de automação bancária e varejista. O portfólio inclui hardware, software e serviços destinados ao uso de bancos e lojas de varejo, incluindo agências do correio, postos de gasolina e setor hoteleiro. A empresa é uma das líderes mundiais do seu segmento. A sua história tem início em 1952, foi adquirida pela Siemens AG em 1990. O nome atual da companhia Wincor Nixdorf veio com a aquisição em 1999 por KKR & CO. L.P. e a Goldman Sachs Capital Partners. Desde de 2004, a Wincor Nixdorf está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt.