Home Mídia Corporativa Instituto TIM é lançado com foco na democratização da Ciência e da Inovação

Instituto TIM é lançado com foco na democratização da Ciência e da Inovação

por Agência Canal Veiculação

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2013 – Em encontro com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, em Brasília, o Presidente da TIM Brasil, Rodrigo Abreu, apresentou o Instituto TIM. A nova iniciativa da operadora tem como principal objetivo criar e potencializar recursos estratégicos para a democratização da ciência e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores.
O Instituto TIM é presidido pelo executivo Manoel Horacio e tem quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação e a ciência; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação através do conhecimento tecnológico.
“A difusão da educação e das aplicações da ciência com cunho cientifico e tecnológico possibilitam o desenvolvimento e a transformação da sociedade. Por isso, o Instituto TIM é uma iniciativa muito bem-vinda e tem o apoio do Ministério, que pretende cooperar com os projetos e ver a evolução dos beneficiados”, destacou o Ministro Marco Antonio Raupp, durante o encontro.
O Instituto TIM já nasce com oito projetos em andamento, quatro em fase de implantação, com o apoio a quatro museus e centros tecnológicos, além de seis ONGs.
“O compromisso da TIM com a sociedade brasileira está sendo reforçado com a criação do Instituto, que busca aprimorar a formação das próximas gerações. A difusão do conhecimento e a inclusão social são atos pró-cidadania que contribuem, sem dúvida, para o desenvolvimento humano”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

 
Dentre os projetos em andamento estão: o Círculo da Matemática do Brasil, que desenvolve competências matemáticas em crianças nos primeiros anos do ensino fundamental; a parceria com a Pastoral da Criança, que consiste em usar o potencial da tecnologia móvel para coleta e envio de dados sobre a saúde de crianças e gestantes; o TIM Tec, com foco em ampliar a oferta de cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica; o TIM faz Ciência, com difusão do pensamento cientifico nas escolas de ensino fundamental; TIM na UPP Social, com capacitação de jovens em comunidades pacificadas.

 
O Instituto participa também do importante programa do governo Federal, Ciência Sem Fronteiras, que amplia os conhecimentos e competências dos estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação. Além de apoiar renomados Centros e Museus de Ciência e Tecnologia como: o Espaço TIM UFMG do Conhecimento, Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ), Museu de Ciências Naturais (PR), Museu de Ciência e Tecnologia PUC (RS) e Museu Paraense Emílio Goeldi (PA).
“Nosso objetivo é que o Instituto TIM que está nascendo agora se torne um importante interlocutor e difusor de políticas públicas de inclusão e de educação. Com essa premissa, estamos abertos a analisar a participação em novos projetos, ampliando cada vez mais a atuação do Instituto, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso país”, concluiu Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações